A reunião da Câmara do Setor Automotivo (CSA), realizada na manhã desta sexta-feira (20), apresentou a empresários e representantes de revendas de veículos um projeto de formação destinado à qualificação de novos profissionais para o setor. O encontro também pontuou a necessidade de fortalecer a profissionalização do mercado que, mesmo em um cenário de juros elevados, registrou no Ceará crescimento de 21,19% nas vendas de veículos novos em 2025, desempenho acima da média nacional.
O projeto “Academia de Vendas – Força para acelerar sua carreira” é uma parceria entre a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Ceará e Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores do Ceará com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac. Ele surge de uma demanda do seguimento automotivo por mão de obra qualificada e tem o objetivo de sensibilizar, atrair e formar novos profissionais para o setor. A formação vai ser composta por uma trilha de conhecimento dividida em 5 módulos, com aulas presenciais e um total de 200 horas-aula.
“Esse projeto é fundamental dentro da nossa visão de estar sempre buscando fortalecer e contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico e social das atividades relacionadas ao comércio de bens, serviços e turismo no Ceará”, destacou o coordenador geral da CACE e vice-presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt ao reforçar a importância do projeto para o mercado automotivo.
A presidente da CSA e diretora executiva da Fenabrave/Sincodiv Ceará, Ana Furtado, destacou o potencial de transformação do projeto ao falar que ele vai além do impacto no seguimento, devendo influenciar principalmente na vida das pessoas que participarem do processo formativo por conta do poder de transformação social aliado aos altos ganhos proporcionados pelo setor.
O curso pretende priorizar a formação de profissionais de fora do seguimento e por meio de uma metodologia focada na prática, visa otimizar a eficiência das vendas. A seleção para o processo formativo deve acontecer por meio de edital que será lançado para o mercado em breve.
Próximo