Projeto do Sesc leva para Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu apresentações de grupos musicais brasileiros
O Sonora Brasil, projeto do Sesc reconhecido nacionalmente, chega a mais uma edição no Ceará entre os dias 22 e 27 de setembro, passando por Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu. Com apresentações gratuitas de artistas de diferentes estados, o projeto celebra a pluralidade da música brasileira e promove encontros que unem tradição e inovação.
Dedicado a experiências formativas, o Sonora Brasil se destaca por estimular o pensamento crítico e ampliar o contato do público com expressões musicais diversas. Em 2025, o tema é “Encontros, tempos e territórios”, ressaltando diálogos entre artistas de distintas gerações e regiões.
A programação começa no dia 22, na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, com o flautista Chau do Pife e a cantora Andréa Laís, que apresentam a riqueza da cultura alagoana. No dia 23, no Sesc Crato, será a vez da dupla Fernando César e Tiago Tunes (DF), em um show que une o violão de 7 cordas ao bandolim premiado.
No 24, no Sesc Iguatu, os artistas Bado & Banda Quilomboclada e Sandra Braids (RO) exploram as convergências entre culturas de povos originários, afro-antilhanos e imigrantes. Já no dia 25, o mestre Zeca da Rabeca se junta à curitibana Melina Mulazani no Sesc Juazeiro, em um espetáculo que valoriza o fandango e a cultura caiçara.
A programação segue no 26, também em Juazeiro, com o show “Amor, Tempo e Território”, de Charlles André & Luciane Dom (RJ). Ele, consagrado no pagode romântico, é autor de sucessos como Mina de Fé. Ela, promessa da nova MPB, traz influências do samba e da música contemporânea. No dia 27, a dupla retorna ao Sesc Juazeiro para ministrar uma oficina musical exclusiva.
Todos os anos, o Sonora Brasil propõe um eixo curatorial a partir de um recorte temático, aprofundando tradições culturais e contribuindo para a produção de conhecimento em música. Além disso, fortalece a Rede Sesc de Música, que conecta profissionais de todo o país e potencializa a circulação artística em âmbito nacional.
SERVIÇO: Programação – Sonora Brasil Ceará
Entrada Gratuita
22/09 (segunda-feira) – Fundação Casa Grande – Nova Olinda – 19h
Chau do Pife & Andréa Laís (AL)
23/09 (terça-feira) – Sesc Crato – 19h
Fernando César & Tiago Tunes (DF)
24/09 (quarta-feira) – Sesc Iguatu – 19h
Bado & Banda Quilomboclada & Sandra Braids (RO)
25/09 (quinta-feira) – Sesc Juazeiro – 19h
Mestre Zeca da Rabeca & Melina Mulazani (PR)
26/09 (sexta-feira) – Sesc Juazeiro – 19h
Charlles André & Luciane Dom (RJ)
27/09 (sábado) – Sesc Juazeiro – 10h
Oficina com Charlles André & Luciane Dom (RJ)
Próximo