Jefferson Castro, 40 anos, é casado com Elaine e pai de Amanda (5) e Isaac (3). Apesar de uma carreira consolidada como analista de sistemas em uma multinacional, passou anos se dividindo entre o emprego formal e os cuidados com a ótica da família. Há pouco mais de um ano, decidiu ouvir o coração: deixou a TI para se dedicar por completo ao sonho que nasceu junto com sua família.
Hoje, Jefferson se dedica ao curso Técnico em Ótica do Senac, uma formação de 15 meses que vai do aviamento da prescrição à adaptação das lentes, passando por cada detalhe do cuidado com a visão. Para ele, aprender é mais que dominar técnicas: “Nem toda ótica tem o conhecimento necessário para oferecer um atendimento completo. Esse curso realmente faz a diferença”.
O caminho começou com Elaine. Seu desejo inicial era cursar Enfermagem no Senac, mas, ao não conseguir vaga, escolheu Ótica. A curiosidade virou paixão. Depois da conclusão do curso, ela registrou a empresa e, em 2018, nasceu a Lily’s Óticas, com atendimentos feitos em domicílio.
O negócio foi crescendo e, em janeiro de 2024, com a decisão de Jefferson de se dedicar por completo ao projeto, a família inaugurou a primeira loja física no bairro Serrinha. Foi nesse mesmo período que ele conseguiu ingressar na turma de Ótica do Senac, depois de muita persistência, conquistando a vaga pela lista de espera. Hoje, já passa de um ano na formação e deve concluí-la em 2025.
A trajetória de Jefferson é marcada por coragem e superação. Deficiente visual de nascença e vindo de uma família humilde, enfrentou desde cedo os desafios da visão: a primeira cirurgia aos sete meses, a perda total do olho direito entre cinco e seis anos, e, há dois anos, uma emergência que quase o fez perder também o outro olho. “Eu me identifiquei com o curso porque tenho glaucoma congênito. Essa experiência me permite
contribuir de forma única, ajudando as pessoas com meu olhar e meu conhecimento”.
Ele acredita que sua história pessoal o torna ainda mais próximo dos clientes, oferecendo orientações únicas, desde o cuidado diário com os olhos até a escolha da lente ideal. Sobre a formação, fala com emoção: “O curso está sendo muito importante porque me ajuda a compreender ainda mais como a visão pode ser preservada ou prejudicada. O Senac acrescenta não só na minha profissão, mas na minha vida”.
Próximo
Entrevista com Geraldo Azevedo