Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Do Senac às passarelas

Publicado em 30/06/25

Gleice Braz, 27 anos, já estava cursando a graduação em Moda na Universidade Federal do Ceará (UFC) quando decidiu fazer o curso de Modelista no Senac Ceará. O caminho até uma universidade pública e concorrida não foi fácil. O curso na maior instituição de educação profissional do País é mais um investimento na sua vida profissional, a chance de acertar e crescer na profissão que ela resolveu abraçar e ter orgulho.

A aprovação na UFC demorou um pouco para acontecer. Gleice estudou em escola pública e enfrentou alguns desafios, como greves e falta de professores, antes de ver seu nome na lista de aprovados da UFC. Hoje, aos 27 anos, ela comemora a formatura que se aproxima.

Além do conteúdo que recebe na graduação, ela quis ir além. A escolha do curso de Modelista foi para melhorar a sua técnica. “Eu só sabia o básico. O meu principal aprendizado foi não seguir apenas receitas prontas de moldes, mas sim uma lógica do que está sendo feito, pensando livremente no modelo. Isso me abriu a mente para executar diversos tipos de modelagens em que antes eu não tinha segurança”, conta a estilista.

Do curso, Gleice levou conhecimentos, novas técnicas e habilidades, mas também importantes contatos. “Eu fiz amigos, conheci professoras maravilhosas e tive a oportunidade de participar do concurso Jovens Criadores. Foi aí que eu tive a certeza de que o Senac transformou a minha vida”, ressalta. 

Como finalista do concurso, foi convidada para participar de um projeto do Senac com o estilista Ivanildo Nunes. Segundo ela, a oportunidade foi um grande divisor de águas. “Na etapa final, eu já optei por trabalhar com rejeito fabril do jeans e tive muito orgulho da peça que criei, mas nem imaginava que seria chamada para esse projeto. A forma como Ivanildo trabalha e incentiva a gente é muito incrível, assim como a coleção que desenvolvemos juntos”, conta.

Intitulada Alquimia, a coleção foi desenvolvida no ateliê do estilista, em colaboração com os finalistas do concurso, e apresentada no evento “Ceará Está na Moda, realizado em abril de 2024. Para Gleice, o que mais marcou dessa experiência foi poder levar sua família para o desfile. “Eles viram todo o meu esforço. Nessa época, eu também estava envolvida com o Concurso dos Novos, então a gente quase não se via, e eu os amo muito. Eles se emocionaram porque sempre respeitaram e apoiaram meu trabalho. Eu queria muito acreditar no meu sonho, e ele aconteceu. Para mim, foi incrível”, rememora, emocionada.

Na sequência, Gleice venceu o Concurso dos Novos junto com a equipe da UFC e representou o Ceará na semifinal do desafio “Sou de Algodão – movimento que cultiva a moda responsável no Brasil. “Minhas experiências com outros criadores me inspiraram, e hoje eu quero ensinar. Vou fazer o mestrado com esse objetivo, pretendo pesquisar e continuar trabalhando com sustentabilidade”, planeja a jovem estilista.