Por Ascom, 04/08/25 - 17:26
Dos dias 07 a 11 de agosto, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, realiza o Encontro Sesc Povos do Mar. O projeto reúne mais de 200 comunidades litorâneas espalhadas pelos 573 quilômetros de litoral que banham o nosso Estado. Em 2025, o projeto completa 15 anos de uma grande troca de vivências, práticas, sabores e saberes tradicionais por meio de rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras. A programação conta com vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares. O evento é gratuito e aberto ao público.
Uma novidade neste ano é que parte do evento acontecerá na avenida Beira Mar, em Fortaleza. A partir das 15h até as 22h, o público vai poder conferir a feira de artesanato, oficinas, apresentações artísticas e o DiCumê: Socialização de Práticas Alimentares e da Casa da Tapioca, realizados pelo Senac em parceria com o Mesa Brasil Sesc, onde os visitantes podem conhecer as culturas alimentares cearenses de vários territórios.
As receitas realizadas durante o evento vêm de vários mestres e mestras das cozinhas tradicionais do Ceará. Além das receitas, haverá também a tradicional tapioca feita com forno de pedra.
No sábado, 09, na Beira Mar, haverá a apresentação da banda de forró Lagosta Bronzeada, a partir das 21 horas. No domingo, sobe ao palco o cantor Marcos Lessa, a partir das 17 horas.
Pela manhã, a partir das 08h, a programação acontece no Sesc Iparana Hotel Ecológico, onde acontecerá palestras, rodas de conversa, trilhas e as vivências. Dentre os destaques, a roda de conversa Carritilhando, que trará como tema o surf, e as vivências com as danças do coco de Iguape.
15 anos de valorização e memória
A ideia do Povos do Mar nasce em 2010, quando o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, levanta a necessidade de preservar e divulgar as tradições das comunidades litorâneas, uma forma de não deixar essa cultura desaparecer e sim fortalecer para ser repassada às futuras gerações, por meio da divulgação de suas práticas e saberes numa programação diversa e gratuita para toda a sociedade.
“O projeto Povos do Mar fortalece as culturas tradicionais e valoriza o jeito de viver e trabalhar das comunidades. Ao longo desses quinze anos, vem criando vínculos, dando mais visibilidade e construindo uma rede social entre as pessoas. São quinze anos de união, convivência e trocas, valorizando culturas que muitas vezes são esquecidas e deixadas de lado”, explica Luiz Gastão.
De 2010 pra cá, o projeto se expandiu e ganhou outros municípios. Desde 2022, o Povos do Mar também acontece em Icapuí e Jericoacoara. Além do litoral, abraçou também comunidades interioranas. A partir do Povos do Mar, como uma extensão, nasceu o Herança Nativa, dando visibilidade às comunidades tradicionais como as indígenas, quilombolas, ciganas, sertanejas e serranas.
Velas ao Mar
Nesses 15 anos, O Povos do Mar também diversificou a programação. O Aquavelas, uma exposição flutuante, já se tornou uma tradicional regata de jangadas dentro da programação do evento. Ela reúne diversos artistas plásticos do Ceará que transformam as velas em verdadeiras obras de arte.
Neste ano, ele acontecerá no domingo, dia 10, com saída na Enseada do Mucuripe e chegada no Mercado do Peixe da Vila do Mar, a partir das 08h. Serão, ao todo, 81 velas, somando as que foram pintadas nas edições passadas mais 15 inéditas, obras dos artistas desta edição, Zé Tarcísio, Hélio Rola, Mano Alencar, Totonho Laprovitera, Júlio Silveira, Edmar Gonçalves, Lanna Guerra, Andrea Dall’Olio, Zakira, Luiz Freire, Vando Farias, Almeida Luz, Ana Débora, Gerson Ipirajá e Ronaldo Cavalcante.
Além do desfile, haverá também uma exposição na Beira Mar das jangadas em miniatura, além de algumas em tamanho real ancoradas no calçadão para que o público possa conferir de perto. Para conferir a programação completa do Povos do Mar, clique aqui.
Serviço
Encontro Sesc Povos do Mar – 15 anos
Data: 07 a 11 de agosto
Horários: 08h às 22h
Local: Avenida Beira Mar – Fortaleza
Sesc Iparana Hotel Ecológico – Rua José Alencar, 150, Praia de Iparana, Caucaia-CE
*Gratuito