Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Faculdade Senac lança pedra fundamental do 1º curso de graduação para as cooperativas da Agricultura Familiar  

Por Ascom, 09/01/26 - 17:02

Destaque

O projeto de Aquisição de Gêneros Através do Credenciamento de Cooperativas da Agricultura Familiar do Sistema Fecomércio Ceará dará mais um passo na capacitação profissional das cooperativas que fazem parte do programa. Em parceria com a Faculdade Senac será realizado o 1º curso de graduação do Senac no Brasil voltado ao cooperativismo. A pedra fundamental do curso Gestão em Cooperativas foi lançado oficialmente nesta sexta-feira, 09.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt, ressaltou a importância desse passo tanto para as cooperativas quanto para a Faculdade Senac. De acordo com ele, o projeto de compra direta da agricultura familiar nasce com um objetivo comercial, mas avança aprimorando o trabalho das cooperativas por meio da educação com o suporte do Senac, e agora possibilitará a esses cooperados a oportunidade de conquistarem a primeira formação superior.

“O presidente Luiz Gastão não pôde estar aqui, mas ele gostaria muito porque esse é um momento especial para nós que fazemos parte do Sistema Fecomércio. Dois projetos estratégicos se unem mais uma vez para fomentar e fortalecer ainda mais as cooperativas, e o que a gente quer é isso, cada vez mais fazer crescer e desenvolver todas as comunidades e as regiões do nosso Estado. Quero agradecer a todos que estão aqui e desejar sucesso para vocês nessa formação, que seja a primeira de muitas”, pontuou.

O curso é superior tecnológico com duração de dois anos. Na grade curricular os alunos vão estudar conteúdos como Economia Solidária, Marketing e Comercialização em Cooperativas, Técnicas de Negociação, dentre outras. As aulas acontecerão na modalidade EAD (Educação a Distância), também algo pioneiro para a Faculdade Senac. Os encontros presenciais serão realizados apenas uma vez a cada mês, com duração de três dias.

Além disso, o curso terá uma fase de nivelamento com módulos que buscam preparar os alunos para o melhor aproveitamento da graduação, prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, após visita do Ministério da Educação (MEC).

O diretor da Faculdade Senac Ceará, professor Luís Antônio Rabelo, explica que o curso já vem sendo preparado há dois anos. Ele lembrou que por meio do Senac já foram realizados cursos de capacitação às cooperativas nas áreas de gestão, logística e marketing, mas dessa vez o desafio é muito maior por se tradar de uma formação de nível superior. “O Sistema Fecomércio atento ao desenvolvimento dessas cooperativas idealiza esse curso superior na modalidade EAD para que a gente possa qualificar esses alunos que estão à frente das suas cooperativas em todo o Estado do Ceará”, explicou.

Ao todo a turma será formada por 35 alunos de 18 municípios. O curso será gratuito e fornecerá ainda material didático e fardamento para as aulas presenciais. Para preencher as vagas foi feita uma comunicação interna exigindo que os alunos escolhidos por cada cooperativa não tenham nenhuma graduação superior e que possuam o nível médio completo.

Para Kellyane Alves, da Cooperativa de Produção Agropecuária e Serviços Santa Bárbara (COPASB), na Caucaia, essa é um a oportunidade que terá impacto em toda a cooperativa, pois o conhecimento que será adquirido no curso, segundo ela, será colocado em prática no trabalho diário na COPASB. “Estou vendo esse curso com muita importância, porque tenho certeza que ele vai abranger muito toda a cooperativa. Vai ser uma busca de conhecimento que a gente está querendo levar para dentro do trabalho”, reforça.

Renato Bezerra, da Cooperativa da Agricultura Familiar (COAF) de Itapipoca, contou que desde muito jovem queria seguir no caminho da agricultura. O curso de graduação, segundo ele, foi uma espera de mais de 20 anos e que agora irá se realizar. “Quero agradecer demais ao presidente Luiz Gastão por essa oportunidade. O conhecimento é o bem mais importante porque ninguém tira da gente. Vai ser uma experiência que vai mudar a minha vida”, destacou.

Próximo