A programação do braço educacional do Sistema Comércio na Mostra Sesc foi realizada por meio do Festival Mistura Senac que, mais um ano
promoveu uma verdadeira mistura de linguagens, movimentando toda a cadeia produtiva local. Nesta edição, o Mistura se apresentou ao público por meio de seis segmentos de atuação: Saúde, Beleza, Moda, Gastronomia, Turismo e Tecnologia, reunindo em três dias aproximadamente 18 mil pessoas.
“Era um sonho muito antigo que sempre tivemos de fazer com que as nossas ações, tanto do Sesc quanto do Senac, caminhassem juntas. E isso hoje é uma realidade. Estou muito feliz. Cada vez mais o Sistema vai continuar contribuindo, principalmente na região do Cariri, para desenvolver e descobrir talentos, e dar oportunidade para empreendedores e trabalhadores para mostrar não só a sua arte, mas o seu trabalho”, avaliou Luiz Gastão.
Toda a programação aconteceu na Praça La Favorita, em Juazeiro do Norte. Nos dias 21 a 23 de agosto, o público participou e teve acesso a rodas de conversa, palestras, aulas, oficinas, atendimento de beleza e saúde, atrações musicais e culturais, desfiles, jogos interativos e vivências. Os participantes também tiveram acesso aos espaços fixos, como a Feirinha Raízes, a Praça de Alimentação com os empresários locais, e o Espaço Kids, com brincadeiras e simulação de drones – uma das novidades do eixo Tecnologia este ano.
A Gastronomia proporcionou ao público aulas demonstrativas, com o ”Comi que fiquei triste” e oficinas de atividades práticas com o “Ser e Fazer” e o “Bora Fazer”. A programação foi realizada por profissionais da casa, convidados e alunos do Senac. Dentre os convidados, o chef Onildo Rocha realizou uma aula-show, apresentando ao público o passo a passo de uma receita que pôde ser degustada pelos participantes.
À frente do Grupo Gastronômicos da Paraíba, Onildo Rocha já cozinhou em diversos estados brasileiros, além de Estados Unidos e Espanha.
Indicado a Chef Revelação, ele teve o seu Cozinha Roccia eleito como o Melhor Restaurante do Nordeste pela renomada revista Prazeres da Mesa.
O eixo da Saúde contou com dois espaços no Mistura, permitindo diversas atividades. No SPA, foram oferecidas massagens, terapias faciais e podologia, além de um ambiente acolhedor e adaptado para crianças autistas, proporcionando cuidado e inclusão enquanto os responsáveis
participavam das ações do SPA, garantindo, assim, acessibilidade, segurança e bem-estar a todos.
Já no espaço Enfermagem em Ação: Exposição de Ambiente Intensivo Simulado, os visitantes se sentiram dentro de um ambiente hospitalar. Lá
foi possível utilizar os óculos de realidade virtual e experimentar uma imersão em uma cirurgia robótica, participar de jogos de passo a passo
para calçar luvas cirúrgicas, e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar utilizando um manequim de simulação.
No eixo Turismo, o público pôde participar de um passeio ciclístico pela Chapada do Araripe e apreciar a exibição de fotos produzidas pelos alunos do Curso de Guia do Senac com base nos sítios arqueológicos do Cariri. Além disso, houve simulação de escavação arqueológica e oficinas lúdicas sobre a cultura do Cariri, com a participação de Zé Flávio, autor do livro infantil “O mistério das treze portas”.
Na passarela, os segmentos de Moda e Beleza realizaram seis desfiles, sendo quatro deles frutos os projetos integradores dos cursos de Estilista
de Moda, Modelista e Costureiro. Foram eles: a Coleção Sertões Místicos – produzida pelos alunos do Senac Iguatu; Alvorecer do Sertão – dos alunos do Senac Sobral; Pachamama – de autoria dos alunos do Senac Juazeiro; e a Coleção DNA Senac – dos alunos de Quixadá.
Já na Oca Da (Com)Ciência os participantes puderam conferir palestras e rodas de conversa de temáticas relacionadas à Saúde, Moda, Beleza,
Gastronomia, Turismo e Tecnologia. As oficinas ensinaram estamparia em ecobags, garrafa sensorial, mediação sensorial com elementos do Cariri, além de oficina rústica em madeira.