Como conseguir uma vaga no mercado de trabalho sem experiência e sem qualificação? Essa é uma situação enfrentada por muitos jovens que buscam o primeiro emprego. Embora a falta desses dois requisitos torne difícil a aprovação em processos seletivos, existe uma alternativa eficaz para mudar esse cenário: a Aprendizagem Profissional, um programa técnico-profissional que tem como objetivo promover a inclusão de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho.
O Senac Ceará é referência no assunto. Somente neste ano, a instituição soma 4.222 alunos matriculados nos cursos de Aprendizagem Profissional que se destinam à preparação, inserção e manutenção de jovens no mundo do trabalho, a partir da oferta de programas de qualificação profissional presencial e à distância, além da oferta de cursos de aprendizagem técnica.
Segundo Dane Gomes, coordenadora Corporativa do Senac Ceará, os cursos da Aprendizagem Profissional são totalmente gratuitos, e têm duração de oito meses a dois anos e são ofertados nas modalidades presencial e à distância. Os cursos fazem parte dos segmentos de Gestão, Comércio, Gastronomia, Hospitalidade, Saúde, Segurança, Tecnologia da Informação e Asseio e Conservação.
O modelo presencial acontece nas unidades do Senac localizadas em Fortaleza, Aquiraz, Cedro, Crato, Juazeiro, Iguatu, Itapipoca, Maranguape, Quixadá e Sobral.
A Aprendizagem Profissional é uma política pública fundamentada a partir da Lei Federal nº 10.097/2000. Ela também tem amparo na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na qual o art. 429 prevê que
os estabelecimentos de qualquer natureza, com pelo menos sete empregados em funções que demandem formação profissional, estão legalmente obrigados a contratar aprendizes, em número equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, do total de empregados nessas funções.
Dessa forma, as empresas procuram o Senac e encaminham seus jovens aprendizes para que sejam matriculados nos Programas de Aprendizagem
ofertados pela instituição. “Dessa forma, esses jovens garantem tanto a experiência profissional na prática, quanto a qualificação por meio dos
cursos”, explica Dane.
Os jovens cumprem uma carga horária entre 20 e 30 horas, aliando teoria e prática profissional, conforme contrato de aprendizagem estabelecido.
Após conclusão do curso, recebem o certificado que ajuda a engrandecer o currículo já para uma próxima experiência profissional.
“Fazendo um resgate histórico, o Senac nasce em 1946 com esse propósito de formar profissionais qualificados para o comércio de bens, serviços e
turismo, então, realizar a Aprendizagem Profissional nada mais é do que cumprir uma das principais missões do Senac”, argumenta.
O Senac Ceará vem sendo destaque no modo de oferta dos seus programas, pois além de se destacar na estrutura curricular dos cursos, promove outras ações, como fóruns de aprendizagem reunindo
as empresas e promovendo debates relevantes, acompanhando as famílias dos alunos, realizando parceria com órgãos públicos de proteção e defesa
de adolescentes e jovens, priorizando atendimento do público em situação de vulnerabilidade e acolhimento institucional e cumprimento de medidas socioeducativas.
Além disso, o Senac Ceará conta com uma equipe composta por supervisão pedagógica, psicólogos e orientadores, que realiza o acompanhamento próximo e direcionado dos aprendizes e empresas. Essa abordagem integral garante que os jovens não apenas adquiram competências técnicas, mas também desenvolvam seu potencial pessoal e profissional, assegurando a real efetividade do Programa de Aprendizagem do Senac Ceará.
Próximo
Conexão Sindical