A viola é um instrumento musical originário da Península Ibérica (Portugal e Espanha). Ela aportou no Brasil no século XVI, durante o processo de colonização, desempenhando um papel essencial na formação da música popular brasileira, especialmente no Nordeste. Agora, por meio do Sesc Ceará, ela ganhará destaque na Mostra Sesc de Violas e Violeiros 2025, que acontecerá nos dias 23 a 25 de outubro, em Iguatu.
Durante 28 anos, o Sesc Ceará realiza o Festival de Violeiros, fomentando, incentivando e principalmente mantendo viva a tradição da cultura do repente, da cantoria e do cordel. A iniciativa promove o acesso à arte por meio de apresentações de repentistas de nome nacional, bem como incentivando o intercâmbio entre os veteranos e os novatos, e, assim, promovendo uma verdadeira troca de experiências.
Agora, o Festival amplia seu alcance e sua visibilidade, saindo da regionalidade e ganhando uma perspectiva nacional a partir do debate sobre a importância da viola e dos violeiros para a música e a literatura nordestina, saindo do modelo de Festival e tornando-se uma Mostra.
“Estamos abrindo o evento e o diálogo, colocando a viola no centro dessa Mostra. Por ser um instrumento que veio de fora do Brasil, quando aqui ela chega, ganha vários estilos e afinações, se apropriando da cultura e costumes de cada região do País, e tudo isso vai ser abordado juntamente com a programação”, explica o gerente de Cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins.
A Mostra vai apresentar outras possibilidades de uso da viola em diferentes regiões do Brasil, por meio de concertos, exposições e rodas de conversas. A abertura do evento acontecerá na quinta-feira, dia 23, a partir das 09h, com a mesa redonda “Violas, violeiros e suas pluralidades”, reunindo professores, pesquisadores, repentistas e especialistas em violas.
Dentre os participantes estarão o professor Ivan Vilela, violeiro, compositor e pesquisador musical brasileiro, conhecido por seu trabalho com a viola caipira; a professora Dra.Socorro Pinheiro, pesquisadora de cultura popular; Antônio Torquato, luthier de violas; Chico Alves, repentista, cordelista e poeta; e Jonas Bezerra, repentista, poeta e cancioneiro.
Ainda na quinta-feira, a partir das 18h, haverá a abertura da exposição “Violas, criações e dimensões”, por Antônio Torquato; e às 19h, apresentação musical com Ivan Vilela. As apresentações com repentistas seguem até o sábado, dia 25.
Pré-Mostra
Antes de iniciar a programação oficial da Mostra Sesc de Violas e Violeiros, foram realizadas apresentações de repentistas em Iguatu, Acopiara, Piquet Carneiro, Solonópole, Irapuan Pinheiro, Jaguaribe, Várzea Alegre e Umari. De acordo com Raimundo Neto, gerente da unidade do Sesc Iguatu, foi uma forma de apresentar aos municípios da Região um pouco da Mostra, sendo um convite para que o público compareça às apresentações.
“É uma maneira do Sesc democratizar o acesso à arte, disseminando nos municípios como uma preparação pra a Mostra que certamente vai continuar dando voz e vida à poesia do Nordeste”, comentou.
Além das apresentações, a Mostra contará também com o lançamento dos cordéis “O filho ingrato”, de Gevanildo Almeida; “Caipora (Curupira)”, de Rivamoura Teixeira; e “A teima entre a mentira e a verdade”, de Francisco Benício. Toda a programação é gratuita.
Serviço
Mostra Sesc de Violas e Violeiros 2025
Data: 23 a 25 de outubro
Local: Iguatu
*Gratuito
Programação
Quinta-feira, 23 de outubro
09h
Mesa redonda “Violas, violeiros e suas pluralidades”
Local: Iguatu/CE – Teatro Sesc Iguatu Sabino Antunes da Silva
18h
Abertura da exposição “Violas, criações e dimensões”, por Antônio Torquato – Luthier de violas
Local: Iguatu/CE – Hall de entrada do Sesc Iguatu
19h
Apresentação musical com o violeiro, compositor, arranjador e professor Ivan Vilela
Local: Iguatu/CE – Teatro Sesc Iguatu Sabino Antunes da Silva
Sexta-feira, 24 de outubro
19h
Apresentação dos repentistas: Chico Alves e Zé Cardoso
Zé Viola e Biu Dionísio
Local: Iguatu/CE – Estacionamento do Sesc Iguatu
Lançamento do cordel “O filho ingrato”, de Gevanildo Almeida
Sábado, 25 de outubro
08h
Apresentação dos repentistas: Jonas Bezerra e Chico Alves
Pedro Santa Helena e Zé Soares
Antônio Campos e Thiago Lima
Charles Gomes e Zé Saraiva
Local: Iguatu/CE – Abrigo Metálico
Lançamento do cordel “Caipora (Curupira)”, de Rivamoura Teixeira
20h
Apresentação dos repentistas: Zé Viola e Biu Dionísio
Lourival Pereira e Raimundo Mesquita
Local: Solonópole/CE – Praça de São José de Solonópole
Lançamento do cordel “A teima entre a mentira e a verdade”, de Francisco Benício
Próximo