Por Ascom, 12/12/25 - 15:53
O Sistema Fecomércio Ceará participou, nesta sexta-feira (12), do Encontro com os Pactuantes por um Ceará Sem Fome, realizado no Palácio da Abolição. A reunião estratégica contou com a presença de representantes do poder público, de instituições privadas, de entidades da sociedade civil e de organismos parceiros que integram o pacto estadual de enfrentamento à fome.
O superintendente do Sistema Fecomércio Ceará e diretor regional do Sesc, Henrique Javi, e a diretora regional do Senac, Débora Sombra, representaram o Sistema e o presidente Luiz Gastão no encontro.
Na ocasião, Henrique Javi destacou a importância da parceria com o Governo do Estado no enfrentamento à insegurança alimentar. Segundo ele, trata-se de uma iniciativa que mobiliza toda a sociedade em torno de um valor essencial. “É uma ação diferenciada, que congrega diferentes setores, sem qualquer questionamento quanto ao valor intrínseco que orienta as ações do Ceará Sem Fome. Para o Sistema Fecomércio, é uma honra contribuir com esse pacto, que vem mudando a realidade de muitas famílias e avançando no enfrentamento da fome no Ceará”, afirmou.
Durante o encontro, o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, deu as boas-vindas aos pactuantes, destacando a relevância da articulação entre as diversas instituições envolvidas. Em seguida, a primeira-dama do Estado do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, apresentou um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025. O fortalecimento das parcerias também foi tema das falas do assessor especial do Gabinete da Primeira-Dama, Cícero Cavalcante, e do diretor-superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo.
No período, o programa garantiu a distribuição de mais de 60 milhões de refeições, contribuindo de forma significativa para a redução dos indicadores de pobreza e extrema pobreza no Ceará. Além da apresentação dos resultados, o encontro também debateu os principais avanços e desafios do programa, com a definição de metas e diretrizes para 2026.
Próximo