Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Sistema Fecomércio Ceará fortalece artes plásticas com Mostra Sesc de Artes Visuais em Sobral

Por Ascom, 13/11/25 - 10:27

Destaque

Como valorização das artes plásticas o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, realiza nos dias 27 a 29 de novembro, em Sobral, a Mostra Sesc de Artes Visuais. O evento é gratuito e completa o cinturão cultural que a Instituição vem realizando ao longo do ano em várias localidades do Estado, valorizando as potencialidades artísticas e culturais de cada território, numa forma de reconhecimento e manutenção dessas manifestações.

Em formato de bienal, este é o 2º ano que a Mostra de Artes Visuais é realizada. Para o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, a Mostra é uma oportunidade de destacar os artistas locais e fortalecer a identidade cultural da região. “O Sesc vem investindo cada vez mais no fortalecimento das manifestações culturais de cada território. Essa ação tem o objetivo de garantir que nossas tradições e valores culturais sejam preservados e transmitidos às futuras gerações”, destaca.

Dessa forma, segundo explica Luiz Gastão, o Sesc vem construindo um trabalho na região Norte para evidenciar os artistas locais e suas produções, realizando exposições permanentes em Sobral e apoiando galerias dos artistas independentes em suas casas, para que possam mostrar seus trabalhos para a cidade.

A Mostra Sesc de Artes Visuais irá reunir cerca de 25 artistas, levando ao público música, rodas de conversas, literatura, artes cênicas, atividades infantis, intervenções urbanas, performances, intervenções artísticas e as exposições de artes visuais, como a Exposição Coletiva Estrela do Norte e Mendez, que reunirá obras de artistas do Vale do Acaraú e do artista de Maciço de Baturité, Mário Mendez, um dos maiores nomes da caricatura brasileira. A abertura da exposição acontecerá na sexta, 27, às 19h, na Casa de Cultura.

Memória e paisagem

Para além da Mostra, a exposição Estrela no Norte é um programa de seis coletivas anuais, com exposições realizadas a cada dois meses. A Mostra soma-se a essa ação contínua. Mais do que um recorte, a iniciativa conecta trajetórias e linguagens artísticas de diversas cidades da Região como Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Meruoca, Camocim, Crateús, Coreaú, Santana do Acaraú, Alcântaras, Granja, Frecheirinha, Varjota e Ipueiras. Cada artista reunido traduz seu território em obra, revelando a diversidade de olhares e percepções.

O gerente de Cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, explica que nesta segunda edição da Mostra Sesc de Artes Visuais, a exposição reafirma a importância de iniciativas institucionais, como as do Sesc Ceará, de valorização e difusão da produção artística do interior, informando que a memória e a paisagem são eixos centrais nesta edição.

Programação

Na quinta-feria, 27, no Cine Falb Rangel, a partir das 16h, uma das rodas de conversa será sobre A paisagem na obra de Zé Tarcísio, renomado artista cearense, pioneiro da Pop-Art no Brasil e defensor da preservação das paisagens e culturas nordestinas.  Mais cedo, às 15h, o debate será sobre Diálogos Culturais, com Alemberg Quindins e Igor Bezerra, Secretário da Juventude e Cultura e agente cultural de Sobral.

A programação conta ainda com a participação de vários artistas plásticos que debaterão temas como práticas educativas nas artes visuais, paisagens da cidade, experiências em galerias independentes de Sobral, além de uma roda de conversa que reunirá professores da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na sexta, dia 28, às 15h, na Casa de Cultura.

No sábado, dia 29, às 15h, no Cine Falb Rangel, também haverá o lançamento da HQ Retrato, um livro ilustrado das músicas de Luiz Fidelis, referência da canção regional. Cada faixa de seu repertório foi interpretada visualmente por diferentes quadrinistas e transformada em HQ.

O público infantil também contará com uma programação especial durante a Mostra. Além das atividades com brincadeiras interativas que acontecerão nos três dias do evento, na Praça São José, a partir das 17h30, as crianças poderão visitar a Exposição Mostrinha Sesc, uma exposição interativa e lúdica voltada ao público infantil, que tem como objetivo unir aprendizado, brincadeira e criatividade. A abertura será na quinta-feira, 27, às 19h, na Casa de Cultura.

Mistura

Festival Mistura Senac também estará em Sobral nos dias 27 a 29 de novembro. Como o nome diz, o evento chega promovendo uma verdadeira mistura de linguagens e movimentando toda a cadeia produtiva local, por meio de seis segmentos de atuação: Saúde, Moda, Beleza, Gastronomia, Turismo e Tecnologia. O Festival é gratuito e aberto ao público, e acontecerá na Praça do Theatro São João, das 18h às 22h.

 

Serviço

Mostra Sesc de Artes Visuais

De 27 a 29 de novembro

Cliquei aqui e confira a programação completa