Por Ascom, 21/11/25 - 16:45
Durante três dias, 200 jovens de 26 cooperativas, representando 23 municípios de sete regiões do Ceará debateram o futuro do trabalho, da liderança e da sustentabilidade no campo. Foi o 1º Encontro da Juventude da Agricultura Familiar, realizado pelo Sistema Fecomércio Ceará a partir do projeto de Aquisição de Gêneros Através do Credenciamento de Cooperativas da Agricultura Familiar.
O evento surgiu a partir de uma provocação do presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, de discutir a transição geracional no campo que inclui juventude, trabalho e renda na agricultura familiar, ou seja, levantar o debate sobre o trabalho das cooperativas e como jovens se enxergam nessa perspectiva de desenvolvimento da geração de renda no meio rural.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Comunitário do Sistema Fecomércio, Eudes Xavier, esse debate foi feito por meio de oficinas, palestras, roda de conversa e uma pesquisa sobre a preocupação da juventude quanto ao futuro da agricultura familiar, que ajudou na construção da Carta da Juventude, um resumo da percepção desses jovens, levando em consideração temas transversais como agricultura, sustentabilidade e cooperativismo.
“O encontro foi importante para analisar a situação da juventude, como ela se encontra agora e como ela planeja a permanência no campo, mostrando como eles podem se especializar e gerar renda com as cooperativas do meio rural, como eles podem se desenvolver e alcançar suas metas sem que para isso precisem deixar o território em que vivem”, destacou.
O que foi debatido
Na programação, o presidente Luiz Gastão fez uma palestra sobre Mundo do Trabalho e a Juventude. Outra palestra, sobre Sustentabilidade e a Juventude da Agricultura – Familiar Desafios e Projetos Sustentáveis, foi realizada pela diretora administrativa do Sesc e do Senac, Marlea Nobre. Já as oficinas foram sobre: drone, marketing digital, esporte e lazer, cultura, educação,
Fanzine, Projeto Sesc Mesa Brasil e Panã, projeto que mapeia e identifica espécies de insumos alimentares com potencial de cultivo e comercialização no Ceará.
Reunindo jovens a partir de 16 anos, o encontro permitiu troca de experiências, vivências e perspectivas quanto ao futuro. Elias Alves, 30 anos, técnico em agropecuária da Cooperativa Regional dos Assentados e Assentadas de Reforma Agrária dos Sertão dos Inhamuns (Cooperamuns), em Tamboril, não se enxerga longe do campo.
“Esse encontro me representou de verdade, trazendo toda essa identidade nossa do jovem do campo e defendendo a bandeira da relevância do que nós produzimos alimenta não só o campo, mas também a população das cidades. Conhecimento resume esse encontro, aqui falamos sobre juventude, cooperativismo, sobre crescer e fortalecer nosso trabalho no campo”, resumiu.
Sonhos e compromissos
Ao final do encontro, a Carta da Juventude foi lida por um dos jovens. Nela são abordados temas como a força do coletivo e o modelo da compra garantida; juventude, tecnologia e consciência no campo; o chamado para a ação e o compromisso com o futuro.
“Voltamos para nossos coletivos com conhecimento, motivação e novas perspectivas. Deixamos nesta Carta nossos sonhos, compromissos e o desejo profundo de permanecer no campo e fazê-lo prosperar. Que o fruto do nosso trabalho, parte essencial da engrenagem que alimenta milhares de pessoas todos os dias nas cozinhas do Sistema e em tantos lares, seja a prova viva de que o futuro do campo é promissor”, destaca um dos trechos.
O Encontro contou ainda com a participação do vice-presidente da Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt; da chefe de gabinete e diretora Institucional da Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante; do superintendente do Sistema Fecomércio e diretor regional do Sesc, Henrique Javi; da diretora regional do Senac, Débora Sombra; da diretora de Programação Social do Sesc, Sabrina Veras; e representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) de Alagoas.
Próximo