Por Ascom, 20/10/25 - 18:06
O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, foi reconhecido pelo Governo do Estado do Ceará com o Prêmio “Empresa Completa, Empresa que Inclui”, durante solenidade realizada nesta segunda-feira (20), no Palácio da Abolição. A premiação, que chega à sua 14ª edição, destaca as empresas que mais contrataram pessoas com deficiência (PCDs) nos anos de 2023 e 2024, por meio da rede de atendimento do IDT/Sine.
O evento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt; do diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi; da vice-governadora do Ceará, Jade Romero; do secretário do Trabalho, Vladyson Viana; além de outras autoridades estaduais e representantes de empresas premiadas.
Com 21 contratações de pessoas com deficiência, o Sesc Ceará foi reconhecido como a segunda instituição que mais contratou PCDs no Estado em 2023 e 2024. Somados, Sesc e Senac Ceará contabilizam mais de 170 contratações de profissionais com deficiência nos últimos cinco anos. Atualmente, o Sistema Fecomércio Ceará conta com 152 colaboradores PCDs — sendo 114 no Sesc e 38 no Senac — integrados plenamente às suas equipes e funções.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, o reconhecimento reforça o compromisso institucional com uma inclusão que vai além do cumprimento legal.
“Este reconhecimento vai muito além da cota prevista em lei. No Sistema Fecomércio, trabalhamos para garantir que pessoas com deficiência participem de todos os processos seletivos e de formação profissional oferecidos pelo Senac, assegurando igualdade de oportunidades e inserção no mercado de trabalho. Temos profissionais com mais de cinco e dez anos de carreira, inclusive em cargos de liderança, o que comprova que a inclusão é uma prática efetiva e estruturada em nossa instituição. Reconhecemos que políticas de cotas nem sempre são simples de implementar, mas é nosso dever promover oportunidades reais, pois o trabalho é o que gera renda, dignidade e verdadeira inclusão social. Parabenizo todas as empresas homenageadas, que, assim como nós, compreendem que a inclusão começa com o olhar para as pessoas”, destacou.
O presidente também ressaltou a parceria com o Governo Federal e com a Secretaria de Proteção Social, especialmente por meio do projeto Jovem Aprendiz, que amplia o acesso de jovens ao mercado de trabalho e à capacitação profissional, fortalecendo as políticas de inclusão social e produtiva no Estado.
Entre os colaboradores do Sistema Fecomércio presentes à solenidade esteve Íris Natalier, assistente administrativa da Gerência de Infraestrutura, contratada há pouco mais de um ano. Com má formação congênita no quadril, Íris reforçou a importância da inclusão para ampliar a visibilidade e as oportunidades para pessoas com deficiência. “Não me sinto menos capaz e acredito que iniciativas como essa premiação são essenciais para incentivar outras empresas a contratarem PCDs. Hoje somos mais vistos e valorizados”, afirmou.
Ela também deixou uma mensagem de incentivo aos profissionais com deficiência que buscam uma oportunidade no mercado formal: “É importante não parar, buscar capacitação, conhecimento e novas oportunidades. Nós podemos muito mais”, completou.
Sobre o Prêmio “Empresa Completa, Empresa que Inclui”
Instituído pelo Governo do Ceará, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e da Secretaria do Trabalho (SET), o prêmio reconhece empresas que se destacam na contratação de pessoas com deficiência e na promoção da responsabilidade social corporativa, indo além do cumprimento das cotas previstas na Lei nº 8.213/91.
O Ceará é considerado referência nacional em inclusão de PCDs no mercado de trabalho. Entre 2023 e 2024, 2.567 trabalhadores com deficiência foram inseridos no mercado formal em todo o Estado, demonstrando o compromisso contínuo do poder público e das empresas com a construção de um ambiente profissional mais diverso e inclusivo.
As empresas homenageadas neste ano foram: Assai Atacadista, Coopershoes Calçados, Dakota Nordeste, Colégio Christus, Sesc, Colégio Antares, Pinheiro Supermercado, Ecofor Ambiental, Cocalqui, Sapataria Nova, Fribal, Oto Santos Dumont, Farmace, Unifametro e Teclav.
(Fotos: Hiane Braun/Governo do Ceará)
Próximo