Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Sistema Fecomércio firma parceria com a Fundação Sana e anuncia primeira unidade modular itinerante do Senac no Ceará

Por Ascom, 09/02/26 - 09:31

Destaque

O Sistema Fecomércio Ceará firmou parceria com a Fundação Sana e anunciou, nesta sexta-feira (6), a instalação da primeira unidade modular itinerante do Senac Ceará. O equipamento inaugura um novo modelo de atuação do Senac e funcionará de forma fixa na Casa Sana Social, no município do Eusébio .A estrutura é composta por módulos em contêineres adaptados para ambientes de ensino, garantindo flexibilidade e qualidade na oferta dos cursos.

O anúncio foi feito durante a inauguração da Casa Sana Social e a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Sistema Fecomércio Ceará e a Fundação Sana. Diferentemente do formato tradicional itinerante, a unidade modular itinerante passa a operar de forma contínua, integrada a um equipamento social, ampliando o alcance e a regularidade das ações de qualificação profissional.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, a iniciativa representa um avanço na estratégia de atuação do Senac. “Durante muitos anos, utilizamos unidades móveis de forma itinerante para levar formação profissional a diversos municípios. Agora, damos um passo diferente ao implantar, pela primeira vez, uma unidade modular itinerante do Senac, que passa a funcionar de forma contínua, integrada às ações do Sesc e da Casa Sana Social, ampliando as oportunidades de qualificação, inclusão e acesso ao mercado de trabalho”, afirma.

Além da unidade do Senac, a parceria prevê a atuação do Sesc Ceará, com atividades nas áreas de esporte, cultura, lazer e bem-estar, reforçando o caráter integrado da Casa Sana Social como um polo permanente de impacto social.

Para o presidente da Fundação Sana, Daniel Braga, a Casa Sana Social surge a partir da escuta das demandas da juventude. “Muitos jovens relatavam a dificuldade de acessar cursos e oportunidades de formação. A Casa Sana Social nasce para concentrar esses projetos em um espaço permanente, que funcione durante todo o ano, com formação profissional, tecnologia, esporte e inclusão social, tudo de forma gratuita”, destaca.

A Casa Sana Social também contará com projetos nas áreas de inovação, sustentabilidade e atenção à população idosa, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o compromisso das instituições com o desenvolvimento social e a cidadania no Ceará.

Foto de capa: Jemima Bezerra