Por Ascom, 14/11/25 - 11:01
Debater o futuro da próxima geração do campo. Esse é o objetivo principal do 1º Encontro Juventude e Cooperativismo da Agricultura Familiar, promovido pelo Sistema Fecomércio Ceará, e que reunirá, nos dias 19 a 21 de novembro, 200 jovens, de 18 a 33 anos, representantes de 26 cooperativas participantes do projeto de Aquisição de Gêneros Através do Credenciamento de Cooperativas da Agricultura Familiar. O encontro acontecerá no Hotel Ecológico Sesc Iparana.
O evento, idealizado pelo presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, surgiu da necessidade de debater como será essa transição no trabalho das cooperativas e como os jovens enxergam a perspectiva de trabalhar no campo. A iniciativa vai dar voz à juventude, com o intuito de fortalecer o cooperativismo e na busca de um futuro mais sustentável.
“Essa é uma oportunidade para ouvir os jovens, compreender suas expectativas e mostrar que é possível crescer profissionalmente sem abrir mão das origens. O cooperativismo é uma força que transforma o campo e impulsiona o desenvolvimento do Ceará. Nosso compromisso é garantir que essa herança continue viva, oferecendo oportunidades, conhecimento e caminhos para que o jovem permaneça no campo com dignidade, inovação e orgulho do que faz”, afirma o presidente.
Luiz Gastão será um dos palestrantes do encontro. Ele vai falar para os jovens sobre o Mundo do Trabalho e a Juventude, no dia 20, a partir das 09h. No dia 19, a palestra será sobre Sustentabilidade e a Juventude da Agricultura – Familiar Desafios e Projetos Sustentáveis, com a diretora administrativa do Sesc e do Senac, Marlea Nobre, também a partir das 18h.
No segundo dia do evento serão realizadas várias oficinas temáticas sobre manuseio de drones, marketing digital, esporte e lazer, cultura, além de outras que serão ministradas por especialistas do Sesc e Senac, dentre eles, os ex-jogadores do Fortaleza e do Ceará, Clodoaldo Chagas e Sérgio Alves. O intuito é analisar a situação que a juventude se encontra agora e planejar, junto com eles, a permanência deles no campo, mostrando como podem se especializar e gerar renda com as cooperativas no meio rural.
Pesquisa
Durante o encontro também será realizada uma pesquisa sobre a preocupação da juventude quanto ao futuro da agricultura familiar. Desse levantamento vai ser elaborada uma carta sobre a percepção desses jovens, levando em consideração temas transversais como agricultura, sustentabilidade e cooperativismo.
A carta será lida no último dia do evento, quando também será realizada uma roda de conversa sobre as ações e projetos desenvolvidos pela juventude da agricultura familiar do Ceará.
Também estarão presentes representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) de Alagoas.
Serviço
1º Encontro Juventude e o Cooperativismo da Agricultura Familiar
Dias: 19 a 21 de novembro
Local: Hotel Ecológico Sesc Iparana