À frente dos restaurantes Madê (Santos-SP) e Benedita (Fernando de Noronha-PE), o cozinheiro do litoral paulista representa a região Sudeste e defende a pesca sustentável
Nos dias 09 e 11 de dezembro, o restaurante-escola do Senac Ceará, Mayú, traz o chef Dário Costa, de Santos (SP), para a última edição do projeto Mayú Brasileiro. Atualmente, ele está à frente de cinco operações gastronômicas, entre esses o Madê, em Santos, primeiro restaurante fora da capital paulista a figurar no guia 50 Best Discovery; e o Benedita Cozinha Afetiva, primeira casa de Fernando de Noronha (PE) a entrar no ranking 100 Melhores Restaurantes do Brasil 2025, da revista Exame. Ele realiza aula-show gratuita e um jantar por adesão com menu exclusivo.
Filho de mergulhador profissional, Dário começou na profissão justamente pela relação com o mar. “Meu primeiro emprego em restaurante foi na Nova Zelândia, onde fui surfar e fazer intercâmbio, aos 19 anos. Era para ser só um bico para me manter por lá, mas acabei me apaixonando pela profissão e pelos produtos”, lembra. “O oceano tem muito o que nos entregar, mas é ele quem dita as regras, o ritmo e o tempo. Saber surfar essa onda é o grande desafio”, afirma o chef, que vem se destacando como uma das vozes mais ativas na defesa da pesca sustentável, da valorização dos peixes não-convencionais e do respeito ao litoral brasileiro.
Abordando esses temas e reproduzindo preparações do jantar, a programação começa com a aula-show gratuita e aberta ao público, no dia 09 de dezembro (terça-feira), no Senac Aldeota. As inscrições foram feitas previamente.
No dia 11 (quinta-feira), o público pode degustar o menu exclusivo em seis passos, composto por duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas, sendo um do chef convidado e um da chef do Mayú Brasileiro, Raquel Holanda. O jantar é por adesão, mediante reserva antecipada. Os interessados podem obter mais informações e reservar mesa por meio do WhatsApp do Mayú: (85) 99430.9755 ou acessando o link na bio do perfil do restaurante no Instagram (@restaurantemayu).
O Projeto Mayú Brasileiro é uma iniciativa do Senac Ceará que visa valorizar a gastronomia nacional por meio da troca de conhecimentos entre chefs brasileiros e novos talentos, promovendo uma imersão nas culturas regionais brasileiras. “Essa é uma experiência gastronômica que exalta ingredientes, saberes e histórias de diferentes culturas alimentares e tradições do nosso país”, destaca a consultora de produtos educacionais do Senac, Vanessa Santos.
No total, foram 10 chefs convidados, compartilhando informações e técnicas sobre a culinária das regiões onde nasceram ou vivem e desenvolvem seu trabalho: Tainá Marajoara (Norte), Hermesson Felipe (Centro-Oeste), Gabriel Aguilar (Sul), Henrique Gilberto (Sudeste), Carol do Carmo e Igor Rocha (Nordeste), além de Karol Teodoro, Bernard Twardy e Lorena Machado, do Ceará. Participaram ainda as medalhistas cearenses das Competições Senac 2025, Maria Clara Vasconcelos e Heloisa Helena Silva dos Santos.
SERVIÇO: Projeto Mayú Brasileiro – Sudeste (Santos/SP) – Edição Dezembro
Jantar por adesão Mayú Brasileiro
Data: 11/12/2025 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Restaurante-Escola Mayú – Senac Ceará (Av. Desembargador Moreira, 1301)
Jantar por adesão: R$ 380,00 casal e R$ 200 individual, com direito a uma taça de vinho e de água.
Reserva e informações: WhatsApp (85) 99430.9755 / @restaurantemayu
Próximo