Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

CACE instala Câmara para debater setor automotivo no Ceará

Com o objetivo de debater os desafios, oportunidades e fortalecimentos do setor de automóveis no Ceará, foi instalada na manhã desta quinta-feira, 12, na sede da Fecomércio, a Câmara do Setor Automotivo (CSA). Ela passa a integrar as Câmaras dos Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará (CACE), que tem o propósito de estabelecer uma interlocução entre os setores produtivos do comércio e a Federação.

A composição da nova Câmara terá como presidente a executiva da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Ana Furtado; como vice-presidente o diretor da Fecomércio, Carlos Augusto da Silva, presidente do Sindicato das Locadoras de Veículos Automotores do Estado do Ceará – (SINDLOCE); e como secretário o também diretor da Fecomércio, Eliardo Martins, presidente do Sindicato dos Centros de Formação dos Condutores de Veículos do Estado do Ceará (SINDCFC’S).

De acordo com o presidente da CACE e diretor da Fecomércio, Éverton Fernandes, a nova Câmara terá uma grande representatividade dentro da Fecomércio, tendo em vista que ela debaterá assuntos de interesses de cinco sindicatos que compõem a base da Federação. Além disso, ele ressaltou a necessidade de ter representantes da AMC e Detran que ajudarão no debate de temas indispensáveis para o setor.

“Vamos debater nessa Câmara diversos assuntos que são pautas diárias do setor automotivo no Estado, e isso inclui emplacamento, transferência de veículos, habilitação, por isso, é necessária a presença de representantes da AMC e Detran. Vou acompanhar de perto as discussões que virão ao longo de 2025 e já desejo boa sorte para a nova Câmara”, destacou.

Ana Furtado ressaltou a importância dessa iniciativa que vai unir diversos agentes para debater a pauta de um setor que emprega mais de sete mil pessoas no Ceará e que representa quase 5% do PIB do Estado. Já no primeiro mês de trabalho da Câmara, a presidente informou que pretende fazer um levantamento das principais necessidades para, assim, colocar em prática um planejamento de ações.

“Esse é um setor significativo e pode entregar mais frutos do que colhe e a união é importante para desenvolver ainda mais nosso trabalho. Essa Câmara nos tira de um lugar solitário e nos coloca em um lugar coletivo. Aqui será um espaço de troca para fazermos crescer nosso setor”, pontuou.

A instalação da Câmara do Setor Automotivo encerrou o calendário de atividades da CACE de 2024, que retomará as reuniões em janeiro de 2025, somando agora oito câmaras.