O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Conselho Estadual do Turismo (Cetur), deu início, na manhã desta segunda-feira (7/11), à programação do evento Caminhos da Hotelaria – Encontro entre Hoteleiros, Profissionais e Estudantes do setor, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará.
Foram ministradas palestras sobre qualificação profissional e aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com Mariana Aldrigui (Presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio SP) e Jorge Muniz (Consultor LGPD/Especialista Web Security), além de demonstração das Competições Senac de Educação Profissional.
Direcionado aos principais atores da cadeia produtiva desse segmento, o evento de abertura reuniu empresários, gestores, instituições ligadas à qualificação e ao mercado de turismo com enfoque no setor de hospitalidade, como Sebrae, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo (Setfor).
A abertura contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt; do presidente do Cetur e superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo. Do Sistema, também compareceram a diretora de relações institucionais e eventos, Cláudia Brilhante; o diretor de comunicação e marketing, Maurício Jr; a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra; e o secretário executivo do conselho, Marcos Pompeu.
Luiz Gastão destacou a formação de profissionais pela Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, gerida pelo Senac por concessão do Governo do Estado, “que está à disposição para os projetos do Cetur e do Estado, para servir à comunidade a atender todo o segmento do turismo”.
Em dezembro, a escola completa um ano de funcionamento. “Essa já formou mais de mil alunos para atuar na cadeia produtiva do turismo, que responde hoje por cerca de 11% do PIB do Ceará. Mas é importante que a sociedade olhe com a perspectiva de que o setor ainda tem um grande potencial de crescimento”, complementou o presidente do Cetur, Joaquim Cartaxo, citando a criação das seis rotas turísticas estaduais.
O presidente do Sistema Fecomércio ainda ressaltou a atuação da instituição na otimização e melhoria das rotas. “Contribuímos na elaboração dos roteiros e formação profissional, mas esperamos ver o Conselho Estadual de Turismo coordenando e fomentando de forma estratégica essas ações, reunindo todos os atores em prol do desenvolvimento do Ceará”, afirmou.