Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Consumidor de Fortaleza está mais confiante em julho

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE divulga, nesta quinta-feira (11/07), os resultados da Pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) referente ao mês de julho. Os dados indicam um aumento na confiança dos consumidores, com o ICC atingindo 120,1 pontos. Este valor representa um aumento de 3,1% em relação a junho, quando o índice estava em 116,5 pontos, e supera o índice registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 115,8 pontos.

A melhora do ICC foi impulsionada pelos seus dois principais componentes: o Índice de Situação Presente (ISP) e o Índice de Expectativas Futuras (IEF). O ISP apresentou um crescimento de 2,2%, passando de 107,3 pontos em junho para 109,7 pontos em julho. Já o IEF subiu 3,7% no mês, atingindo 127,1 pontos.

50,2% dos consumidores propícios a comprar bens duráveis

Em julho, 50,2% dos entrevistados consideraram o período favorável para a aquisição de bens duráveis. Os consumidores mais dispostos a comprar são homens (51,1%), pessoas com idade entre 18 e 24 anos (58,2%) e aqueles com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (59,0%).

Além disso, 72,4% dos consumidores de Fortaleza avaliam que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Quanto às expectativas futuras, 86,9% acreditam que sua situação financeira será melhor ou muito melhor do que a atual. No que diz respeito à percepção do ambiente econômico nacional, 62,5% dos consumidores acreditam na melhora do cenário nos próximos doze meses, influenciados pela recente melhoria do mercado de trabalho e a inflação sob controle.

Intenção de compra

O índice de intenção de compra em Fortaleza apresentou uma leve redução de 0,8 pontos percentuais em julho, passando de 41,9% em junho para 41,1%. Entretanto, este resultado é superior ao registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 40,2%.

O valor médio das compras é estimado em R$ 635,07, com os itens mais procurados sendo móveis e artigos de decoração (21,2%), televisores (19,6%), artigos de vestuário (16,8%), geladeiras e refrigeradores (15,7%), máquinas de lavar roupa (12,2%), aparelhos de telefonia celular e smartphones (11,0%), calçados (10,6%) e fogões (10,2%).

Confira o relatório completo da pesquisa:

07_2024_Fortaleza_Confiança e Intençao de Compra do Consumidor-1