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Consumidor percebe agravamento da crise e evita consumo

Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza apresentou queda de 1,5% em maio com relação ao último mês de abril, passando de 97,8 pontos para 96,4 pontos neste mês. O indicador permanece no campo que indica pessimismo por parte do consumidor e já é a quarta redução consecutiva neste ano.

O resultado do ICC de maio decorreu da queda do Índice de Situação Presente, que teve redução de 9,1%, passando de 90,7 pontos em abril para 82,4 pontos neste mês. O consumidor percebe o agravamento da crise econômica e tem restringindo suas compras ao essencial, mas as expectativas para o futuro melhoraram, com o Índice de Situação Futura aumentando 3,0%, atingindo 105,7 pontos.

Pretensão de compra
Acompanhando a queda no Índice de Confiança, a taxa de pretensão de compras teve redução de 4,1 pontos percentuais, passando de 39,9%, em abril, para 35,8% neste mês. Essa taxa é mais baixa desde setembro de 2012, quando a pretensão de compra ficou em 28,1%.

O valor médio das compras é estimado em R$ 277,63 e a intenção de compra mostra-se superior para as mulheres (38,1%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (53,1%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (45,3%). Os produtos mais procurados são: Artigos de vestuário, citados por 24,6% dos entrevistados; Aparelhos de telefonia celular (20,1%); Televisores (14,7%); Geladeiras e refrigeradores com (13,5%); Calçados (12,7%); Móveis e artigos de decoração (11,4%) Fogão (11,1%) e Máquina de lavar roupa (10,7%).

Expectativa dos consumidores
A expectativa dos consumidores, medida pelo percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis teve redução em maio, passando de 35,0%, em abril, para 28,2% neste mês. No perfil daqueles com maior disposição para as compras se destacam os consumidores do gênero feminino (28,8%), do grupo com idade acima de 25 anos (31,1%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (38,3%).
A pesquisa também revela que 47,9% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 76,2% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 60,7% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da percepção da inflação, da piora nas condições do crédito e do sentimento de relativa piora no mercado de trabalho.

Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio/CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.