Visando capacitar as cooperativas de agricultura familiar que participam do Programa Compra Direta, do Sistema Fecomércio, para os desafios logísticos na comercialização de seus produtos, o Senac Ceará realiza nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/06), o segundo módulo do curso Gestão de Cooperativas de Produtores Rurais, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará.
Segundo João Luiz Fernandes, consultor de Produtos Educacionais na área de Gestão e Negócios do Senac, cada módulo consiste em 16 horas de imersão. Durante esse período, os alunos ficam hospedados nos alojamentos da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará.
“Esse curso foi pensado pelo Sistema Fecomércio tanto para os agricultores fornecerem melhor os insumos como também para ganharem mais autonomia, mais conhecimento para expandir o negócio, ter mais mercado consumidor, até mesmo fora do Estado ou do país no futuro”, explica.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Comunitário do Sesc e do Senac Ceará, Eudes Xavier, o Compra Direta é uma iniciativa inovadora do presidente Luiz Gastão que vem trazendo resultados importantes na agricultura familiar do Ceará e, com o curso, esses conhecimentos para melhorar a performance da venda são multiplicados no âmbito das cooperativas, amplificando os benefícios.
Vantagens e benefícios
Raimundo Nonato Barbosa do Nascimento é presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária e Serviços Santa Bárbara (Coopasb), de Caucaia, que reúne 131 agricultores familiares. Para ele, é um diferencial participar do programa de capacitação, adquirindo conhecimentos de como trabalhar a comercialização de um produto, ter um rótulo de qualidade, a boa informação, a parte do armazenamento e da entrega.
“Esse curso tem sido muito importante para nós, é uma experiência que a gente não tinha e que estamos adquirindo para que, cada vez mais, a gente possa entregar um produto de qualidade. Então, para o cooperativismo e para nossas cooperativas é muito importante porque estamos aprendendo, de fato, como fazer a comercialização dos nossos produtos”, disse Raimundo Nonato.
Já Dita Alves, vice-presidente da Cooperativa Mista Agrícola dos Pequenos Produtores de Parambu, com 96 cooperados, destaca que o programa traz essa oportunidade de preparar os dirigentes e integrantes das cooperativas para poder fazer melhor e fazer bem. “Quem pensou esse curso pra gente, realmente acertou. Acho que vai avançar muito no fortalecimento da agricultura familiar lá na ponta, como também vai melhorar muito a produção, saindo de lá até chegar ao ponto final”, analisa.
Compra Direta
O Programa Compra Direta do Sistema Fecomércio reúne 18 cooperativas da agricultura familiar de todo o Ceará que fornecem insumos alimentícios para compra pelos restaurantes e para a merenda das escolas da rede Sesc Ceará, bem como para o Restaurante Mayú e Café Senac, ambos do Senac-Ceará. Somente nos últimos seis meses de 2023, foram comprados quase R$ 9 milhões em insumos da agricultura familiar pelo programa e a tendência é que esse montante seja ampliado com a previsão de novos restaurantes do Sesc, que atualmente produz 12 mil refeições diárias, e também com a ampliação do programa para outros setores, daí a importância da capacitação das cooperativas.