Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Diversidade e inclusão são temas de evento para gestores do Sistema no Senac Aldeota

No escopo da constante formação voltada para seus gestores, o Sistema Fecomércio está realizando, nesta quinta-feira e sexta-feira (13 e 14/04), o encontro “Gestão da liderança: Um ‘olhar’ sobre diversidade e inclusão na empresa”. O evento, sediado na unidade Senac Aldeota, tem como objetivo a incorporação desses colaboradores sobre a temática, do ponto de vista tanto dos recursos humanos como em caráter estratégico para a organização. 

A iniciativa é voltada para diretores, gerentes de áreas e administrativos, coordenadores e supervisores pedagógicos do Sesc e do Senac de todas as unidades do Estado e recebe como facilitadores Marcus Kerekes, diretor de Operações e sócio fundador da Diversitera, empresa de experiência em Diversidade & Inclusão (D&I); e Ana Hining, head de Projetos e Treinamentos de D&I na mesma instituição.

Sobre a ocasião, em seu discurso de encerramento, nesta sexta-feira, 14, o superintendente do Sistema Fecomércio, Henrique Javi, ressaltou a busca constante da organização para se atualizar em uma sociedade que não aceita mais conviver com o preconceito. “É muito bom ter essa identidade, essa condição que é sua, muito própria, que, de repente, faz toda uma diferença. Essa peculiaridade é uma contribuição que cada um de nós dá diante dessa diversidade toda em que a gente vive”, apontou.

O diretor de Educação Profissional do Senac Ceará, Gustavo Guimarães, por sua vez, explicou que a escolha pelo tema abordado e pelos palestrantes faz parte da busca por uma maior sinergia entre as diversas áreas de atuação do Sistema, algo como “deixar de trabalhar junto para trabalhar integrado”, se valendo justamente dessa proposta de inclusão. “Somos todos diversos, e ser diverso talvez seja um grande valor para as organizações hoje. A ideia é fazer com que cada vez mais a gente tenha uma visão ampliada do valor da diversidade”, destacou ele.

Tempo de mudança
Na manhã desta quinta-feira, 13, quem abriu o encontro no auditório do Senac Aldeota foi Marcus Kerekes, com a palestra “Diversidade, Equidade e Inclusão como Ferramentas Estratégicas de Geração de Valor”. Para o facilitador, a grande mudança que ocorre no âmbito corporativo, na atualidade, se dá pela pressão de toda uma cadeia para que o contexto social seja definitivamente incorporado em suas rotinas. 

“Hoje, com todas essas iniciativas de ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa), com as bolsas do mundo adotando essas premissas, a questão da diversidade e inclusão do ser humano entra como um ponto central. E isso acaba refletindo em custo de capital para as empresas e na atratividade para investidores, porque isso gera mais expectativas de sustentabilidade na gestão do negócio ao longo do tempo. Então a gente tenta estabelecer uma ponte entre essa demanda social e como isso pode ser traduzido para a realidade das empresas” explica Marcus Kerekes, sobre a proposta de sua explanação.

Mais integração
Na parte da tarde desta quinta-feira, 13, a programação do encontro seguiu com uma atividades complementares de integração. Uma parte dos colaboradores se reuniu com a equipe de supervisão pedagógica para planejamento  das  ações  didático-metodológicas, visando o desenvolvimento de habilidades para atender à demanda  inclusiva em sala de aula para alunos de cursos do Senac. O evento contou com a mediação de uma equipe de orientadoras socioeducacionais e acompanhamento da responsável pelo Programa Diversidade e Inclusão Senac, Andréa de Oliveira. Já uma outra parte dos gestores participou de uma ação que consistiu em inseri-los em experiências voltadas para alguns cursos do Senac.