Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Fecomércio e Sebrae assinam convênio para o desenvolvimento das empresas de Eventos

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas do setor de eventos, foi assinado na manhã desta segunda-feira, 14, o Convênio Acelera Eventos, entre a Fecomércio Ceará, por meio do Sindieventos, e o Sebrae.  Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, a iniciativa vai fortalecer não apenas as empresas de eventos, mas toda a cadeia produtiva que cerca esse segmento.

De acordo com Luiz Gastão, o setor de Eventos foi certamente o que mais sofreu com a pandemia, e agora está buscando rever sua estrutura e reconstruir seu crescimento. Segundo pesquisa recente, durante o ano de 2022, o Turismo de Eventos gerou impacto R$ 347 milhões para a economia de Fortaleza. O Dado integra o relatório produzido pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, em parceria com o Visite Ceará e a Unifor.

Para o presidente da Fecomércio, é imprescindível reforçar não apenas as empresas do setor na Capital, mas também no Interior, percebendo as potencialidades dos territórios, citando como exemplo o Cariri, onde acontecem diversos eventos e tem no Turismo uma de suas principais atividades.  “O Sindieventos deve ter seu olhar voltado não para o passado, mas para o planejamento de ações e projetos tendo como foco o amanhã”, pontuou.

O diretor técnico do Sebrae Ceará, Alcir Porto, apontou que o Convênio Acelera Eventos terá um impacto positivo não apenas no setor, mas em vários segmentos que atuam juntamente ou em paralelo com as empresas de Eventos. Ele também reforçou a importância de investir em ações do Sindieventos com as empresas do Interior, afirmando que empresas fortalecidas constroem um sindicato atuante e de peso.

Desenvolvimento e Valorização

A presidente do Sindieventos, Stella Pavan, fez uma apresentação do Convênio que, segundo ela, vai ajudar no desenvolvimento de iniciativas de valorização e geração de trabalho para o setor de turismo de negócios e eventos do Ceará, contribuindo, assim, com a dinamização da economia do Estado.

A meta é atender 65 micro e pequenas empresas e 150 empresários do segmento de eventos, fortalecendo a gestão empresarial, capacitando empreendedores, promovendo ações de mercado e desenvolvendo a competitividade dos negócios, com início previsto para 28 de agosto e término para 28 de julho de 2024.

A parceria com o Sebrae, afirmou Stella Pavan, soma forças entre profissionais, empresas, associações e instituições para o fomento da cadeia produtiva do Turismo, com a perspectiva de elevar a produtividade e o faturamento das empresas participantes. “Vamos abrir novos horizontes para todos nós dessa cadeia produtiva e começar esse grande desafio que está por vir”, finalizou.

O evento contou com a presença de diversos representantes do Sindieventos, do Sebrae, além da chefe de gabinete do Sistema Fecomércio, Cláudia Brilhante e o presidente da Câmaras dos Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará (CACE) e diretor da Federação, Éverton Fernandes.