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Índice de Confiança do Consumidor fortalezense apresenta estabilidade em Fevereiro

Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza apresentou relativa estabilidade em fevereiro, com leve queda de 0,2% em relação a janeiro, passando de 105,4 pontos para 105,3 pontos, tendo o indicador permanecido na área que indica otimismo por parte do consumidor.O resultado de fevereiro decorreu da queda no Índice de Situação Presente, que reduziu 1,6% no mês, passando de 102,1 pontos em janeiro para 100,5 pontos neste mês. Já o Índice de Situação Futura apresentou leve melhora de 0,8%, atingindo 108,5 pontos.

Pretensão de compra
A taxa de pretensão de compras teve queda de 6,2 pontos percentuais, passando de 42,4%, em janeiro, para 36,2% neste mês – o que pode ser explicado pela sazonalidade, já que fevereiro é o mês mais curto do ano, com a ocorrência do Carnaval. Ainda assim, o indicador deste mês é inferior ao observado no mesmo mês do ano passado, de 40,5%.

O valor médio das compras é estimado em R$ 294,16 e a intenção de compra mostra-se ligeiramente superior para as mulheres (36,8%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (49,7%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (42,0%). Os produtos mais procurados são: Artigos de Vestuário; citados por 22,0% dos entrevistados; Moveis e Artigos de Decoração (18,2%); Aparelhos de Telefonia Celular (15,4%); Calçados (12,1%); Televisores (10,9%); Máquina de Lavar Roupa (9,9%) e Geladeiras e Refrigeradores (9,9%).

Expectativa dos consumidores
A expectativa dos consumidores, medida pelo percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis teve redução em fevereiro, passando de 46,1%, em janeiro, para 45,0% neste mês.
No perfil daqueles com maior disposição para as compras se destacam os consumidores do gênero feminino (45,0%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (47,6%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (70,9%).

A pesquisa também revela que 63,2% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 77,4% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 58,4% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da aceleração da inflação, do aumento dos juros e da percepção de relativa piora no mercado de trabalho.

Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio/CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.