O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, presidiu na manhã desta sexta-feira, 28, a reunião de Diretoria da Fecomércio. Na pauta, assuntos internos, atos administrativos, números de produção das instituições e projetos futuros, como o avanço da interiorização das ações e projetos do Sesc e do Senac e o fortalecimento da atuação das Câmaras e Conselhos Empresariais Fecomércio-CE (Cace).
Após a apresentação dos números das atividades do Sesc e Senac, Luiz Gastão destacou que uma das metas que o Sistema Fecomércio já está trabalhando para alcançar é realizar pelo menos cinco ações em cada município cearense, e esse objetivo, de acordo com ele, já está perto de ser comemorado. Segundo o presidente, até o momento, 152 das 184 cidades do Estado já contaram este ano com iniciativas do Sistema.
O objetivo, pontuou Gastão, é permitir que todo o Ceará seja beneficiado, através dos projetos do Sistema Fecomércio, nas áreas da cultura, saúde, lazer, assistência e educação. “Com isso, nós contribuímos para o desenvolvimento do Ceará”, pontuou.
Câmaras
Durante a reunião, também foi feita uma apresentação da Cace, composta por seis câmaras e um conselho que tem o objetivo de criar um ambiente de articulação produtivo entre os setores estratégicos do comércio de bens e serviços do Estado com o Sistema Fecomércio. O presidente das Cace, o diretor da Fecomércio Éverton Fernandes, destacou a importância desse equipamento que será, segundo ele, um propulsor do desenvolvimento dos setores econômicos em articulação com o Sistema Fecomércio.
Gastão também informou que participou, no último dia 20, de reunião de diretoria da Confederação, realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, que teve como convidado o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na ocasião, ele também informou que debateu, juntamente com o presidente da CNC, José Roberto Trados, uma pauta positiva de ações e projetos para o Ceará.
Também foi apresentado aos diretores um panorama da representação política eleita no Ceará no 1º turno das eleições. Por último, Gastão anunciou que a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae foi ocupada pelo vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves, que ficará no cargo pelos próximos quatro anos. “É um cargo de grande responsabilidade e que aproxima ainda mais o Sistema Fecomércio e o Sebrae”, destacou.