Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Sistema Fecomércio participa de reunião do Pacto Ceará sem Fome 2025 e reforça combate à insegurança alimentar

O Sistema Fecomércio Ceará esteve presente, na tarde desta segunda-feira (17), na Reunião de Acompanhamento do Pacto Ceará sem Fome 2025, realizada no Palácio da Abolição. O encontro reuniu diversas entidades participantes do programa que busca soluções integradas para enfrentar a fome e estimular a inclusão produtiva no Estado.

A diretora de Educação Profissional do Senac, Priscilla Carneiro, enfatizou a relevância das instituições que formam o Sistema Fecomércio para garantir alimentação segura e oportunidades de trabalho. “Somos uma instituição voltada para o mundo do trabalho, podemos fomentar inclusão produtiva, tanto via empreendedorismo quanto pelo mercado formal. Isso nos coloca em posição fundamental como parceiros executores do programa”, pontuou.

O Pacto Ceará sem Fome 2025 também prevê a meta de qualificar 55.000 beneficiários até 2026. Conforme dados levantados entre junho de 2024 e fevereiro de 2025, 6.717 pessoas já foram atendidas pelas iniciativas de formação profissional.

Além de ampliar a oferta de cursos e capacitação profissional, o Sesc e o Senac têm atuado para evitar o desperdício de alimentos, estimulando o reaproveitamento integral e sustentável.

“O Sesc, com o Mesa Brasil e também com o Sopa Amiga, está ligado a uma pauta de reaproveitamento, que faz muito sentido para a gente e faz parte também dos conteúdos que foram eleitos no processo de formação das pessoas beneficiadas pelas cozinhas. Não é apenas tratar o alimento de forma segura, mas reaproveitar. O mundo não precisa mais de desperdício”, defendeu.