A Câmara do Setor Automotivo da Fecomércio Ceará se reuniu nesta quarta-feira, 23, para debater os roubos e furtos de veículos no Estado. O debate contou com a participação de representantes de seguradoras, do banco Santander, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Polícia Civil. Ao final, foi sugerida a construção de uma cartilha ao consumidor, com dicas de prevenção a esses tipos de incidentes.
A presidente da Câmara, Ana Furtado, diretora executiva da Fenabrave-CE, explicou que o debate foi uma oportunidade de encontrar soluções para essa problemática. “Nós vimos a possibilidade de trazer a sociedade civil junto com o organismo público para primeiro analisar os números de roubos e furtos e depois encontrar um caminho que possa as duas instituições, público e privada, trabalharem juntos em prol de uma redução desses números no Ceará”, pontuou.
A sugestão da cartilha partiu do fundador da Master Future Corretora de Seguros, Leniebson Rocha, destacando que o material seria uma forma de colaborar com a sociedade. O delegado da Polícia Civil e diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), George Monteiro, concordou com a sugestão e afirmou que a Polícia tem intensificado seu trabalho no intuito de diminuir esses crimes.
O delegado explicou que está sendo criado um canal de comunicação com a sociedade para denúncias desse tipo de roubo e também sobre locais de desmanches de carros.
Durante a reunião foram apresentados ainda os números de roubos e furtos de veículos no Estado, além de valores de indenizações de seguros pagos, quando se discutiu sobre os prejuízos na economia causados por esses crimes, que acabam aumentando as taxas dos seguros de veículos e pesando, no final, no bolso do consumidor.