Realizada simultaneamente em todo o Brasil, no mês de maio, a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo reuniu milhares de pessoas em experiências que integraram conhecimento, lazer, gastronomia, saúde, assistência social, sustentabilidade e inovação. Em sua primeira edição, o evento mobilizou cerca de 1,2 milhão de participantes em todo o país. Em Fortaleza, foram mais de 9 mil inscritos, que puderam conhecer de forma prática as ações do Sistema Fecomércio e seu impacto na qualidade de vida dos cearenses.
Dezenas de atividades foram oferecidas ao público, entre palestras, oficinas, exposições, demonstrações técnicas e apresentações artísticas. A iniciativa evidenciou a atuação integrada das instituições que compõem o Sistema Fecomércio Ceará, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e os sindicatos empresariais, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e econômico do estado.
“O trabalho do Sistema Fecomércio é amplo e atua fortemente nas áreas de educação, cultura, saúde e assistência social. Desde 2001, temos buscado integrar ainda mais essas ações, levando-as ao interior e inovando em diversas frentes.
Nosso objetivo é transformar vidas, oferecendo melhores oportunidades e qualidade de vida para os cearenses”, afirmou Luiz Gastão, presidente do Sistema Fecomércio Ceará.
Essa atuação também foi reconhecida pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, que, durante a abertura do evento, destacou a qualidade e abrangência dos serviços oferecidos pelo Sistema S em todo o estado. “A quantidade de pessoas beneficiadas e a qualidade dos serviços oferecidos pela Fecomércio são exemplares. Programas como o Mesa Brasil e cursos profissionalizantes para jovens têm uma dimensão social que se reflete em resultados econômicos concretos para o Ceará”, afirmou.
Prêmio de Jornalismo
Durante o evento, foi lançado oficialmente o Prêmio Sistema Fecomércio Ceará de Jornalismo, uma iniciativa idealizada pelo presidente Luiz Gastão. A primeira edição tem como tema: “Uma história de tanta gente: o impacto social das ações do Sistema Fecomércio na vida dos cearenses”, com premiação total de R$ 100 mil, contemplando quatro categorias: Televisão, Rádio, Impresso/Web e Fotojornalismo.
Serão premiados o primeiro e o segundo colocados de cada categoria, na capital e no interior, totalizando 16 vencedores. Podem concorrer reportagens e fotografias que abordem o tema proposto e destaquem ações do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão especializada, com base na qualidade, relevância e aderência ao tema. As inscrições são gratuitas e o edital pode ser consultado no site da Fecomércio Ceará até setembro.
“A quantidade de pessoas beneficiadas e a qualidade dos serviços oferecidos pela Fecomércio são exemplares. Programas como o Mesa Brasil e cursos profissionalizantes para jovens têm uma dimensão social que se reflete em resultados econômicos concretos para o Ceará”
Elmano de Freitas
Programação
Ao longo dos dois dias de evento (16 e 17/05), a Semana S ofereceu uma programação diversa, voltada a empresários, trabalhadores do comércio e à população em geral. As atividades contemplaram temas como desenvolvimento profissional, tendências de mercado, inovação, bem-estar e sustentabilidade. Além disso, o evento contou com atrações culturais que levaram arte e entretenimento ao público
Dentro da programação de palestras, os temas foram pensados para dialogar com os desafios atuais do mercado e do desenvolvimento social. No dia 16, o consultor em gestão e estratégia Oscar Motomura trouxe uma provocação necessária sobre os rumos da liderança nas organizações. Com sua abordagem que conecta gestão, desenvolvimento humano e sustentabilidade, ele defendeu que as empresas precisam, cada vez mais, equilibrar alta tecnologia com alta humanização.
“Custos invisíveis, como o desrespeito no ambiente corporativo, não aparecem nos relatórios financeiros, mas têm impacto real no caixa da empresa. Precisamos olhar além dos números e investir em pessoas”, provocou. Para ele, a liderança que se apoia na participação coletiva e no desenvolvimento humano se torna não só mais sustentável, mas também mais lucrativa no longo prazo.
Abrindo as palestras do dia 17, o especialista em vendas e influenciador Felipe Theodoro (Theo) trouxe o batepapo “Bora Bater Meta”, provocando uma reflexão sobre como o universo digital se tornou um aliado do comércio físico — especialmente após a pandemia, período em que ele passou a compartilhar nas redes sociais conteúdos sobre a sua rotina e os desafios do varejo.
“O bate-papo aborda o universo digital e a importância de estudar, se desenvolver e entender o seu cenário atual. Vai muito além de um discurso sobre vender ou bater meta. É sobre desenvolvimento pessoal e profissional. Falamos bastante sobre isso ao longo da palestra”, explicou Theodoro, destacando a importância de enxergar o varejo como uma oportunidade de crescimento, não apenas em termos de resultados, mas também como uma jornada de evolução individual.
No campo da alimentação e de seus impactos sociais, a consultora de gastronomia do Senac, Vanessa Santos, conduziu com a chef Bela Gil o batepapo “Alimentação, Educação e Transformação”. Defensora da comida como instrumento de mudança social, Bela Gil demonstrou como conhecer os alimentos, sua origem e modo de preparo pode impactar diretamente na saúde, no meio ambiente e na economia local.
Bela também elogiou as práticas do Sistema Fecomércio no Ceará, que adquire cerca de 70% dos alimentos utilizados nos restaurantes do Sesc e Senac de pequenos produtores rurais. “Isso mostra que é possível alimentar pessoas com comida de qualidade, com alimentos frescos e provenientes da agricultura familiar. Essa garantia de compra é fundamental para que os produtores continuem no campo, investindo numa produção de comida saudável”, destacou.
Já o médico e professor Marcos Mendanha, diretor da Faculdade CENBRAP e especialista em saúde mental do trabalhador, apresentou a palestra “Desperte sua melhor versão: felicidade e equilíbrio no trabalho e na vida”. Unindo ciência, filosofia e prática, ele defendeu a importância do equilíbrio em um mundo de excessos, destacando a necessidade de conciliar — dentro do possível — trabalho, descanso, lazer e relações pessoais.
“É uma grande satisfação estar mais uma vez em um evento da Fecomércio Ceará, contribuindo com esse debate tão necessário sobre felicidade e equilíbrio. Falar sobre como esses dois elementos caminham juntos, especialmente diante de uma plateia tão diversa, é sempre uma experiência enriquecedora”, disse.
Shows
A programação também contou com shows de grandes nomes da música brasileira, oferecendo momentos de arte e celebração para todas as idades. No primeiro dia, o cantor e compositor Luiz Fidelis, natural de Juazeiro do Norte, animou a plateia com o melhor do forró cearense.
Entre o público infantil, a atração ficou por conta de Bia Bedran, referência na arte-educação do Brasil. A artista apresentou o espetáculo “Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais”, com uso de bonecos, objetos animados e muita música.
O encerramento da Semana S ficou a cargo de Arnaldo Antunes. O cantor subiu ao palco com o show “Novo Mundo”, apresentando canções do novo álbum homônimo. O repertório, que traz parcerias com artistas como David Byrne, Marisa Monte e Erasmo Carlos, marca o retorno de Arnaldo a uma sonoridade mais dançante e ousada.
“Estar aqui com esse show de forma gratuita, com acesso livre ao público, me deixa muito feliz. Na minha visão, o Sesc tem um papel fundamental na democratização da cultura no Brasil. Levar arte para todos, sem barreiras, é uma missão que a instituição cumpre com excelência. É como se fosse um segundo Ministério da Cultura, promovendo acesso, inclusão e diversidade cultural por todo o país. Fico muito feliz em fazer parte disso”, destacou Arnaldo Antunes.
Mudou minha autoestima completamente. Somos reconhecidos, valorizados e temos a chance de mostrar e comercializar nossa cultura.”
Alexandra Pereira, Rendeira de bilro há 45 anos, sobre o impacto pessoal do projeto Povos do Mar
Sesc: Cidadania, cultura e desenvolvimento humano
A participação do Sesc na Semana S foi marcada pela diversidade e pelo impacto social de suas ações. Com forte presença em áreas como cultura, educação, saúde, lazer e assistência social, a instituição ofereceu uma experiência plural ao público visitante.
“A Semana S é a expressão do nosso compromisso com o desenvolvimento humano, e a programação do Sesc reflete essa força do trabalho em rede. Com ações que vão da imersão cultural à promoção da saúde e bem-estar, buscamos proporcionar uma experiência transformadora e acessível para todos”, destaca Henrique Javi, diretor Regional do Sesc Ceará. Na área da cultura, o Sesc proporcionou ao público uma verdadeira imersão no patrimônio material e imaterial do Ceará.
A exposição Chapada do Araripe e o projeto Museus Orgânicos trouxeram ao evento um diálogo vivo entre território, memória e identidade. Fotografias, livros e peças artesanais criaram um espaço de encontro e de troca entre o público e a diversidade cultural dos territórios cearenses. Por meio da realidade virtual, os visitantes puderam ainda explorar as riquezas naturais e simbólicas da Chapada do Araripe — candidata a Patrimônio Mundial da Humanidade, reconhecida por sua importância geológica, paleontológica e cultural.
“Trouxemos dois projetos que se complementam e dialogam com todas as outras áreas do Sesc. Os Museus Orgânicos representam a gestão participativa do território cultural, com a presença dos mestres dos saberes e fazeres do nosso povo. Já a exposição da Chapada do Araripe apresenta um território que conta com um acervo vasto, conectando história natural e cultura. Aqui, fazemos um convite para que o público conheça melhor quem somos, para contar nossas próprias histórias e reconhecer a grandeza do povo cearense”, afirmou o gerente de Cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins.
Os projetos Povos do Mar e Herança Nativa, que celebram e fortalecem as tradições ancestrais cearenses, também estiveram presentes. “Ver meu trabalho aqui, circulando na Semana S, é grandioso. Além do reconhecimento, sempre vem o retorno financeiro com os lojistas e visitantes interessados em levar nossas peças”, destacou o artesão André Henrique, que, desde 2019, participa com suas miniaturas de jangadas no projeto Aquavelas.
As ações de assistência social e cidadania marcaram presença na Semana S com iniciativas como Mesa Brasil, Sopa Amiga, Desenvolvimento Comunitário e o programa de Aquisição de Gêneros através do Credenciamento de Cooperativas da Agricultura Familiar. O público teve acesso a orientações sobre aproveitamento integral dos alimentos, além de exposições e venda de produtos de cooperativas da agricultura familiar, promovendo geração de renda e valorização dos territórios.
No campo da saúde, o público teve acesso a orientação odontológica, com instruções de higiene bucal, orientações nutricionais, avaliação estética, massagens, visitação às unidades móveis do OdontoSesc e imersão em um laboratório de simulação realística com exposição de manequim de alta performance.
Os espaços educativos, como o recém-inaugurado Planetário do Sesc, também atraíram o público. A contadora Fernanda Sampaio, 28 anos, descreveu a experiência como transformadora: “Nunca tinha entrado num planetário. Saí de lá inspirada a conhecer mais sobre astronomia e ciências. Descobri que a ciência pode ser apresentada de forma acessível e fascinante”.
Outra iniciativa de destaque foi o Turismo Social, que oferece cerca de sete excursões mensais, beneficiando comerciários e idosos. O evento também contou com atividades interativas de lazer, como o Bike Energia, o Surf Imaginário e o Chute ao Gol.
Senac: Formação profissional como motor econômico
O Senac Ceará se destacou como referência em formação profissional inovadora, apresentando cursos e projetos que dialogam diretamente com as transformações do mercado de trabalho. A proposta educacional da instituição alia tecnologia, criatividade e sustentabilidade, reforçando seu papel estratégico na geração de oportunidades e no desenvolvimento econômico do estado.
Para a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra, esse é o verdadeiro propósito da instituição: “É uma alegria imensa trazer ao público um pouco dos projetos e das ações que desenvolvemos ao longo de todo o ano. Queremos que as pessoas tenham consciência da dimensão do nosso trabalho, especialmente para quem mais precisa de educação profissional e acesso ao mercado de trabalho”.
Com foco na inovação e nas demandas de mercado, o Senac apresentou cursos voltados para o uso de drones e realidade virtual, demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada estratégica para inserção profissional. Clayton Moura, gestor de Portfólio de Tecnologia do Senac, destacou: “Nossos cursos de operação, manutenção e cobertura de eventos com drones refletem o que o mercado atual exige. Além disso, usamos tecnologias como FPV (First Person View), permitindo que os alunos aprendam com imersão real nas operações”. Para o público, essa tecnologia foi demonstrada por meio de uma visita virtual às escolas Senac no Ceará.
Na moda, o desfile “Alquimia” reuniu talento, sustentabilidade e identidade local. A coleção é fruto da colaboração entre o estilista Ivanildo Nunes e os finalistas do concurso Jovens Criadores de Moda 2024, promovido pelo Senac Ceará. Executadas a partir da técnica de upcycling, as peças foram confeccionadas com descartes da indústria de jeans, mostrando como a moda pode ser sustentável sem abrir mão da sofisticação. O desfile encantou o público ao evidenciar a criatividade dos alunos e ex-alunos da instituição, em uma fusão entre tradição artesanal e inovação estética, reforçando o potencial do Ceará como polo criativo e sustentável da moda brasileira.
A área de beleza também teve grande destaque, com a presença de uma unidade móvel no estacionamento do Centro de Eventos, aberta à visitação do público, onde foram realizados atendimentos gratuitos de cabeleireiro, maquiagem e manicure durante os dois dias de programação. Além disso, o evento também contou com um espaço instagramável para que o público registrasse o momento após participar das atividades de bem-estar.
A área de gastronomia do Senac Ceará levou à Semana S uma programação rica em sabores e consciência alimentar. Além da palestra com Bela Gil, foram realizadas seis aulas-show na unidade móvel, com degustação e demonstração de receitas baseadas no aproveitamento integral dos alimentos, sob o comando dos instrutores do Senac Lucas Braga, Isabel Cunha e Caroline Souto.
Impactos para além do evento
A visitante Lara Santos, 34 anos, expressou encantamento com os artesanatos adquiridos no estande Povos do Mar: “Conversar com o artesão enquanto comprava me fez valorizar ainda mais cada peça. Não levei apenas objetos, levei histórias e cultura para minha casa”.
Já Maria Elizete Ribeiro, aposentada do comércio que participa das atividades do Sesc há décadas, destacou a qualidade dos serviços oferecidos durante o evento: “Estive presente em várias atividades e achei tudo excelente, especialmente o cuidado com o público e a dedicação das professoras. Tenho muita admiração pelo trabalho do Sesc e do Senac, e sempre me senti acolhida. É por isso que continuo voltando. É um serviço que faz a diferença na vida da gente”.
Quando as portas do evento se fecharam, ficou claro que a Semana S é apenas um recorte de um trabalho contínuo.
O impacto real acontece diariamente em nossas unidades. Aqui, mostramos apenas uma parte desse trabalho que tem o poder de transformar vidas e melhorar o Ceará como um todo”
Luiz Gastão, Presidente do Sistema Fecomécio Ceará