Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Parceria: Sistema Fecomércio Ceará e Prefeitura de Fortaleza inauguram Restaurante Popular no Centro

Por Ascom, 22/12/25 - 18:29

Destaque

O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, inaugurou nesta segunda-feira (22/12) um novo Restaurante Popular no Centro da capital. O equipamento integra a política pública municipal de segurança alimentar e assistência social, com execução compartilhada entre o poder público e o Sistema Fecomércio.

Com capacidade para ofertar até 2.000 refeições diárias, o Restaurante Popular é destinado prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos programas da Prefeitura de Fortaleza. O espaço conta com refeitório para até 180 pessoas, áreas administrativas e um salão de beleza do Senac.

Os alimentos utilizados na preparação das refeições são adquiridos da agricultura familiar, por meio do Programa de Compra Direta do Sistema Fecomércio Ceará.

Além da alimentação, o equipamento reúne ações de educação em saúde, cultura, bem-estar e qualificação profissional. No salão de beleza do Senac, serão ofertados serviços de cuidado pessoal, como corte de cabelo e barba, além de oficinas formativas, orientações para elaboração de currículos e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, a proposta vai além da oferta de alimentação. “Além de dar alimentação de qualidade e higiene, nós vamos trabalhar com cortes de cabelo e outras ações do Sistema Fecomércio, como cursos profissionalizantes, para que o público atendido possa voltar a ter oportunidade de uma vida mais digna. É um exemplo de que nós queremos dar dignidade e apoio a todos”, destacou.

Atuação conjunta

A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, responsável pela política pública, pela triagem dos beneficiários e pelo acompanhamento socioassistencial; o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; o Governo do Estado do Ceará; e o Governo Federal, por meio da Superintendência do Patrimônio da União, que cedeu gratuitamente o imóvel no âmbito do programa Imóvel da Gente.

O prédio, pertencente à União, foi totalmente reformado pelo Sistema Fecomércio Ceará. A gestão dos serviços será realizada pelo Sesc e pelo Senac, enquanto duas salas do espaço serão utilizadas pela Prefeitura de Fortaleza para atendimentos diretos à população acompanhada pelas políticas socioassistenciais do município.

A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão; do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; da vice-prefeita de Fortaleza, Gabriela Aguiar; além de autoridades estaduais, municipais e representantes das instituições parceiras.

Serviço:Restaurante Popular do Centro de Fortaleza

Parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sistema Fecomércio Ceará

Rua Pedro I, 461, Centro, Fortaleza

Próximo