Fecomércio Ceará Fecomércio Ceará

Câmara de Relações Internacionais debate benefícios para investidores estrangeiros

Por Ascom, 19/02/26 - 17:03

Destaque

Benefícios a partir da nacionalização de empresas estrangeiras e interiorização das grandes empresas no Ceará foram as pautas centrais da reunião promovida pela Câmara de Relações Internacionais (CRI), na manhã desta quinta, 19. A reunião contou com a participação de empresários, representantes do Banco do Nordeste, Sudene e XP Start Investimentos e o coordenador geral da CACE e vice-presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt.

O encontro deu início a um percurso que tem como objetivo orientar empresários e investidores estrangeiros. “Iniciamos esse ciclo com os instrumentos financeiros e bancários, mas no futuro iremos falar também de segurança jurídica, instituições nacionais e locais assim como outras necessidades para que os estrangeiros se sintam em casa e possam aproveitar as oportunidades de forma mais segura”, destaca o Presidente da CRI, Vittorio Ghia.

No decorrer das palestras foram apresentados incentivos para o desenvolvimento do setor produtivo no Estado, assim também como oportunidades advindas de grandes construções como a Transnordestina e os portos secos. O coordenador de projetos da Sudene, Wandemberg Almeida, afirmou que o momento é muito bom para a economia e ressaltou a importância da relação entre o setor privado e o setor público. “Isso traz uma transformação na qualidade de vida da população e faz com que as pessoas se qualifiquem cada vez mais e possam ofertar sua força de trabalho”, pontuou.

O secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Vicente Ferrer, destacou o fato do Ceará possuir, hoje, praticamente a matriz energética mais barata do mundo, como a energia solar, energia eólica e também a terceira maior produção de mina de urânio, reunindo, portanto, as condições necessárias para receber grandes empreendimentos.

Ele ainda falou sobre o projeto que está sendo desenvolvido pela SDE em parceria com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, que visa discutir com os empresários a importância do acordo entre Mercosul e Europa, um seminário que deverá apresentar as vantagens e os benefícios de investimento no Estado.

Luiz Fernando encerrou a reunião ressaltando a perspectiva de que o Ceará possa avançar em seu desenvolvimento econômico e social, com condições favoráveis para capital e interior. Como encaminhamento, ficou sinalizada a marcação de uma próxima reunião com o representante da Sudene, para aprofundar as possibilidades de apoios e incentivos disponíveis ao interior do estado.

Próximo