Unidades: Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral
Consiste num conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de núcleos e redes comunitárias e projetos sociais, através da articulação intersetorial, promovendo a capacidade local para o desenvolvimento da comunidade, colocando seus integrantes como protagonistas.
As atividades desenvolvidas colaboram ainda com a construção e o fortalecimento de vÃnculos comunitários, estimulando o protagonismo social e a responsabilidade socioambiental. Assim, contribuem para a melhoria das relações e condições de vida da população.
Destaques do Desenvolvimento Comunitário:
Encontro Sesc Povos do Mar
Socializa as práticas e saberes das comunidades e povos do mar, na perspectiva da ressignificação das identidades culturais e territoriais das populações costeiras, onde as práticas lúdicas, os imaginários, ofÃcios e artesanais compartilhados e experienciados. São realizadas palestras, rodas de conversa, oficinas e reuniões.
Aquavelas
Projeto que compõe a programação do Encontro Sesc Povos do Mar, com uma exposição flutuante na orla de Fortaleza, composta por velas de jangadas pintadas por artistas plásticos cearenses, em jangadas guiadas por jangadeiros de diferentes localidades, como Mucuripe, Serviluz, Caça e Pesca, Pirambu, Goiabeiras, Pacheco e Iparana. Aquavelas é uma exposição flutuante onde velas de jangadas são transformadas em obras de arte, celebrando a cultura e modos de vida dos povos e comunidades costeiras do Ceará.
Encontro Sesc Herança Nativa
Contribui para o etnodesenvolvimento das comunidades nativas, onde as práticas lúdicas, os imaginários, ofÃcios e artesanias são difundidos através de iniciativas socioambientais sustentáveis congregando os povos indÃgenas na perspectiva do reconhecimento, valorização e salvaguarda de saberes e práticas das comunidades tradicionais cearenses. São realizadas reuniões, oficinas e rodas de conversa.