Por ascomsesc, 29/09/2025 - 15:34
De 2 a 4 de outubro, Pacoti se transforma em palco de encontros, exposições, lançamentos e oficinas durante a Mostra Sesc HQ 2025. Realizado pelo Sesc Ceará o evento reafirma a região do Maciço de Baturité como território cultural de referência nas artes visuais e literárias, projetando o município como a capital cearense dos quadrinhos.
De acordo com Alemberg Quindins, gerente de Cultura do Sesc Ceará, o projeto nasce com vocação internacional e em sintonia com a tradição cearense nas artes visuais. “O Ceará tem uma produção forte de quadrinhos, com artistas que exportam seu trabalho e criam personagens marcantes, mas que ainda são pouco conhecidos pelo grande público. A Mostra Sesc HQ dá visibilidade a esse potencial, conecta a produção local com outros festivais do mundo e transforma Pacoti na capital cearense dos quadrinhos”, afirma.
A programação reúne nomes do Ceará, do Brasil e de Portugal em atividades que dialogam com memória, criação e experimentação artística. Entre os destaques, estão a inauguração do monumento em homenagem ao personagem Jumentinho Wanderlei, do quadrinista JJ Marreiro; o lançamento da nova edição do álbum Disconversando; a abertura do Ecomuseu de Pacoti e a entrega do Troféu Luiz Sá.
Pacoti ganha Museu Orgânico
No dia 4 de outubro, às 16h, a cidade recebe a inauguração do Ecomuseu de Pacoti, que passa a integrar a rede dos Museus Orgânicos do Sesc Ceará, tornando-se o 25º espaço do projeto. Instalado no prédio restaurado da antiga Cadeia Pública, o museu nasce como símbolo de valorização ambiental e cultural, preservando a arquitetura local e fortalecendo a identidade do Maciço de Baturité.
Quadrinhos que viram música e música que vira quadrinhos
Um dos momentos mais esperados da Mostra é o Disconversando, projeto que une a obra de artistas da música cearense com o traço dos quadrinistas. Nesta edição, o homenageado é Luiz Fidelis, referência da canção regional. Cada faixa de seu repertório foi interpretada visualmente por diferentes quadrinistas, resultando em um livro ilustrado em que a música se transforma em HQ. A apresentação será acompanhada de concerto desenhado com Fidelis no palco e os desenhos projetados em tempo real, numa experiência que conecta som e imagem de forma única.
Nas edições anteriores, o Disconversando homenageou Eugênio Leandro Costa, com o álbum Além das Frentes (curadoria de Klévisson Viana), e Abidoral Jamacaru, com o trabalho Avallon (curadoria de Raymundo Netto).
Troféu Luiz Sá
Durante a Mostra, o quadrinista, ilustrador e arte-educador Daniel Brandão será homenageado com o Troféu Luiz Sá, criado pelo Sesc Ceará para reconhecer trajetórias de destaque nos quadrinhos. A premiação leva o nome de Luiz Sá (1907–1979), ilustrador e animador cearense que entrou para a história como criador dos personagens Reco-Reco, Bolão e Azeitona, ícones da revista Tico-Tico e considerados os primeiros personagens genuinamente brasileiros da HQ.
Com quase 30 anos de carreira, Brandão atuou em editoras tradicionais e em projetos de peso, como DC Comics, Marvel, Abril e Mauricio de Sousa Produções. É também fundador do Estúdio Daniel Brandão, que já formou mais de 3.500 artistas atuantes no Ceará e em outros estados. A homenagem ressalta não apenas sua produção autoral, mas seu papel como educador e mentor de novas gerações no universo das HQs.
Além das exposições, palestras, oficinas e lançamentos, o evento conta com feira de quadrinhos e atividades culturais espalhadas pela cidade. A Mostra é realizada em parceria com o Ecomuseu de Pacoti, SOS Guaramiranga, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Prefeitura de Pacoti.
Serviço
Mostra Sesc HQ
Data: 02 a 04 de outubro
Programação: https://tinyurl.com/5ccmra24
Gratuito
Próximo