Sesc Ceará Sesc Ceará

Artistas pintam velas para a regata Aquavelas no Encontro Sesc Povos do Mar

Por ascomsesc, 25/07/2025 - 16:55

Nesta sexta-feira, 25, no Sesc Iparana Hotel Ecológico, 15 artistas plásticos se reuniram para o momento de pintura de novas velas que irão compor uma exposição flutuante em forma de regata. É o Aquavelas que integra a programação do Encontro Sesc Povos do Mar que, em 2025, completa 15 anos. O desfile das velas acontecerá domingo, 10 de agosto, partindo da Enseada do Mucuripe, em direção ao Mercado do Peixe, no Vila do Mar.

Medindo cerca de 8 metros de altura, as velas são estendidas no chão, presas com pedras nas pontas para o vento não levar e para que os artistas possam trabalhar livremente no tema desse ano, que é justamente os 15 anos de Povos do Mar.

Henrique Javi, diretor regional do Sesc Ceará, destaca que o grande diferencial do Povos do Mar é a construção de redes e conexões, e o Aquavelas fortalece esses vínculos, além de valorizar os artistas da terra. “O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, grande idealizador desse projeto, se emociona com cada partida das velas, porque isso remete a uma ideia plantada lá atrás e que continua crescendo”, destaca.

Exposição a céu aberto

Participam da pintura nesse ano: Zé Tarcísio, Hélio Rola, Mano Alencar, Totonho Laprovitera, Júlio Silveira, Edmar Gonçalves, Lanna Guerra, Andrea Dall’Olio, Zakira, Luiz Freire, Vando Farias, Almeida Luz, Ana Débora, Gerson Ipirajá e Ronaldo Cavalcante. As novas velas se juntarão a outras de edições passadas, totalizando 81, proporcionando ao público uma verdadeira exposição a céu aberto.

O artista plástico Ronaldo Cavalcante participa pela primeira vez desse momento. Nascido em Senador Pompeu, uma cidade sem mar, descobriu no litoral, mais precisamente na Prainha do Canto Verde, inspiração para o seu trabalho. Ele conta que sempre quis participar do Aquavelas e nessa sua estreia vai homenagear um colega de profissão, o artista cearense Zenon Barreto, autor da obra Iracema Guardiã, estátua localizada na avenida Beira Mar.

“Para mim, esse é um momento muito importante. O Povos do Mar, com o Aquavelas, conseguiu juntar vários artistas plásticos do Ceará, unindo esses mestres numa valorização do nosso trabalho”, pontua.

 

Serviço

Exposição flutuante Aquavelas – Encontro Sesc Povos do Mar – 15 anos

 

Data: 10 de agosto (domingo)

Horário: a partir das 8h

Local de largada: Enseada do Mucuripe (próximo ao mercado dos peixes)

Local de chegada: Mercado dos Peixes do Vila do Mar (próximo a praia das goiabeiras)

Próximo