O Sesc recomenda como um objetivo operacional, ser justo e claro em suas ações, comunicando e divulgando informações que satisfaçam à necessidade de todos aqueles que dela precisam.
Em prol de uma gestão moderna, que busca não só o desenvolvimento econômico, mas o sustentável, o Sesc torna transparente todas as suas operações, principalmente no fornecimento de instrumentos e recursos que sirvam para que todo o interessado possa analisar as ações corporativas da entidade.
E é através do Relatório de Gestão Anual e dos demonstrativos de execução orçamentária que torna-se possível ter uma visão mais específica e objetiva das operações da entidade, de forma clara e direta.
Transparência na Gestão tem como base a Lei 13.080/15, de 2 de janeiro de 2015:
Art. 130. As entidades constituídas sob a forma de serviço social autônomo, destinatárias de contribuições dos empregadores, incidentes sobre a folha de salários deverão divulgar, trimestralmente, na respectiva página na internet, em local de fácil visualização:
I – os valores arrecadados com as referidas contribuições, especificando o montante transferido pela União e o arrecadado diretamente pelas entidades;
II – as demonstrações contábeis consolidadas da cada entidade;
III – a distribuição da despesa por região geográfica, destacando a parcela destinada a serviços sociais e à formação profissional; e
IV – a estrutura remuneratória dos cargos e funções e a relação dos nomes de seus dirigentes e dos demais membros do corpo técnico.
Parágrafo único. As entidades previstas no caput divulgarão também seus orçamentos de 2015 na internet.
Para saber mais, consulte: