Publicado em 30/06/25
Qualificar para desenvolver
Degustar um caranguejo bem temperado na Praia do Futuro ou uma galinha caipira e doces artesanais na Serra da Ibiapaba. Subir a duna para ver o pôr do sol de Jericoacoara, fazer uma trilha na Chapada do Araripe, visitar a Pinacoteca do Ceará ou assistir a shows no Aterro da Praia de Iracema. O Ceará é diverso e cheio de possibilidades, e isso tem atraído cada vez mais turistas de dentro e fora do País. São visitantes que desejam sair do óbvio e explorar novas opções de rotas e vivências durante suas viagens.
O turismo de experiência é um ponto forte no sentido de valorizar nossa cultura, gastronomia, modo de viver e paisagens. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), hoje o turista deseja viajar para destinos onde é possível sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem. Para criar memórias únicas e afetivas, toda a cadeia produtiva do turismo deve estar apta a oferecer serviços inovadores e com excelência. Portanto, o investimento em políticas públicas e a profissionalização da cadeia produtiva são determinantes para o crescimento da atividade turística.
Conforme dados do Ministério do Trabalho (MT/CAGED), o saldo de empregos formais do setor de Hospedagem e Alimentação era de 61,6 mil postos em 2024. Esse número cresceu 3,2% no ano passado e 5,96% em 2023, indicando a recuperação em curso da atividade.
Excelência no atendimento
Pensando cada vez mais em um serviço de turismo de excelência, o Senac vem investindo na área, esperando como retorno um turista satisfeito e propagador do Ceará como um destino preparado para receber visitantes. Nesse sentido, ganha destaque a instalação da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, equipamento do governo estadual que é administrado pelo Senac.
A Escola foi inaugurada em 2021, no bairro Centro. Com área total de 4.000 m², possui salas de aula convencionais e laboratórios nos segmentos de Cozinha, Informática e Hotelaria (Recepção e Suíte Modelos). Conta ainda com um Centro de Treinamento voltado para as Competições Senac de Educação Profissional – que forma os melhores alunos do País. Até 2027, o equipamento vai agregar ainda um hotel-escola.
No portfólio da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, que realizou quase 3.000 matrículas em 2024, estão os cursos de Garçom, Bartender, Cozinha Regional, Gastronomia Brasileira, Pizzaiolo, Auxiliar de Cozinha, Organizador de Eventos, Recepcionista e Camareira em Meios de Hospedagem, Qualidade no Atendimento ao Turista, Técnicas de Governança em Meios de Hospedagem, além de aulas de Idiomas e Tecnologia da Informação.
Rotas Turísticas em foco
Visando potencializar a competitividade do turismo cearense, o Senac investe este ano na qualificação profissional com foco nas rotas turísticas do Ceará. Com recurso de mais de R$ 7,6 milhões, o projeto vai beneficiar mais de 17 mil profissionais em 40 municípios, estruturando oito rotas: Fortaleza como principal portão de entrada, Rota das Falésias, Rota Costa dos Ventos, Rota das Emoções, Rota Verde do Café, Rota Mirantes da Ibiapaba, Rota Cariri e Rota da Fé.
Os cursos são voltados para gestão de empreendimentos turísticos, hospitalidade, receptivo turístico e gastronomia. Além da profissionalização da força de trabalho do turismo, a iniciativa também valoriza a cultura local, fortalece a economia e aperfeiçoa os serviços prestados, assegurando que cada rota esteja preparada para oferecer experiências autênticas e memoráveis aos visitantes.
Qualificação e valorização da cozinha brasileira
A gastronomia é uma fonte rica de informações sobre um povo, seu território e modo de viver. À mesa, se apresentam os sabores regionais, as técnicas e sua cultura alimentar. Em pesquisa resultante do Colóquio da Lei da Gastronomia – realizado em 2021 pelo Senac Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC) – 97,4% dos participantes consideram que o Estado tem potencial para se tornar um destino turístico gastronômico relevante no País.
Para além de proporcionar boas e novas experiências, dentro do conceito de gastronomia contemporânea brasileira, o Senac inaugurou, em 2019, o restaurante-escola Mayú, localizado no Senac Aldeota. O objetivo é justamente a formação de profissionais qualificados para o mercado, fortalecendo também a cadeia produtiva do turismo.
Nos cursos do Senac, os alunos aprendem todas as técnicas, ao mesmo tempo em que são estimulados a aprofundar os conhecimentos sobre as raízes da cozinha do nosso País. Além da valorização da cultura alimentar, eles têm oportunidade de aperfeiçoar as habilidades desenvolvidas em sala de aula na cozinha do Mayú, adquirindo experiência e conhecendo as inovações do setor, que vão fazer desse profissional ainda mais preparado para lidar com os desafios do mercado.
“Aprendemos, desde a primeira aula, que a atuação do operador de turismo é sobre construir memórias”
Thalita Feitosa, Empreendedora e ex-aluna do Senac Iguatu
Da sala de aula ao empreendimento
Saindo da Capital e chegando à região Centro-Sul do Estado, os alunos do Senac Iguatu Thialita Feitosa, Diego Uchôa e Maycon Dantas apresentaram uma nova forma de vivenciar o turismo: através da inclusão. Ao final do curso de Operador de Turismo, em 2024, foi apresentado o projeto integrador “Rota Sagrada: Fé, Inclusão e Tecnologia. “Pesquisamos sobre rotas turísticas que fossem inclusivas para pessoas com deficiência visual e não encontramos. Assim, começou nosso projeto”, conta Thialita, que hoje é sócia dos seus colegas na Themis Solution, empresa voltada para treinamentos e consultorias sobre acessibilidade nesse segmento.
“Aprendemos, desde a primeira aula, que a atuação do operador de turismo é sobre construir memórias, e foi justamente nisso que pensamos: em dar a essas pessoas a oportunidade de vivenciar o turismo, como todo mundo”, explica Thialita. Por meio de três ferramentas inovadoras: Bengala Mira 360 Graus, Roteiro Impresso em Braille e o Sistema de Guia Áudio, eles tornaram os pontos turísticos da região mais acessíveis para pessoas cegas ou com deficiência visual, proporcionando experiências autônomas e seguras.
Thialita afirma que a rota é um verdadeiro trabalho em equipe. “Diego e eu tivemos a ideia, mas a orientação do professor Felipe Neris foi fundamental para entendermos o tamanho e a dimensão do projeto. O Senac Iguatu também nos proporcionou apoio e motivação desde o início do projeto. É importante lembrar ainda que o desenvolvimento da Bengala Sensorial se deu em parceria com o Maycon, um jovem aprendiz, que veio somar ao nosso projeto trazendo mais acessibilidade, tecnologia e inovação”, destaca.
A Bengala Mira 360 Graus é confeccionada com materiais recicláveis, como sobras de canos da construção civil, peças de brinquedos e componentes eletrônicos reaproveitados de computadores descartados. Essa possui o formato de uma bengala tradicional, que inclui três sensores na ponta que emitem sinais sonoros (bipes) ao identificar a proximidade de obstáculos, proporcionando assim mais segurança e independência aos usuários.
O projeto alcançou visibilidade nacional ao ser apresentado no Siará Tech Summit e no congresso Brazil Travel Market (BTM). Foi reconhecido como um dos Top 3 no Salão do Inventor Expedito Parente 2024, evento realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece). Também foi submetido ao 8º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, onde alcançou nota 4,25, sendo 5,0 o maior parâmetro de avaliação. Por fim, foi aprovado na banca do Fórum ABRATUR 2025, evento científico que acontece em maio na cidade de Florianópolis (SC), concorrendo com 241 projetos da América Latina e da Europa.
“Antes do curso, eu não imaginava que o turismo era tão rico e cheio de oportunidades. Acredito que o projeto nos ajudou a abrir os olhos para uma vocação que nós temos e não sabíamos. Além disso, nos fez crescer enquanto profissionais. Graças ao projeto, nós estamos participando de editais e congressos, conhecemos pessoas novas, fizemos network e tivemos oportunidades que antes pareciam muito distantes”, diz a empreendedora.
Saiba Mais: O Senac Ceará disponibiliza cursos na área de Eventos e Turismo. Leia o código QR e saiba quais cursos estão disponíveis e em quais unidades. A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará está localizada na Rua Senador Jaguaribe, 324 – Centro. O telefone para contato é (85) 3455-2130.